Veja as dicas para comprar o cavalo perfeito

Veja as dicas para comprar o cavalo perfeito

PARTILHAR
dicas-para-comprar-o-cavalo-perfeito-multicavalos-2
Foto Divulgação.

Comprar o cavalo perfeito é algo que nem sempre conseguimos na hora de fechar o negócio, mas agora será mais fácil com as dicas que temos pra você. Veja!

Ao contrário do que muitos imaginam, comprar um cavalo não é uma tarefa fácil. Avaliação do preço do animal bem como sua conveniência para um fim específico é relativamente trabalhosa.

A aptidão e a função do animal dependem também da competência do cavaleiro, da idade do equino, porte, força e habilidade, bem como do seu caráter e principalmente da sua saúde. Um cavalo deve preencher todos os requisitos para atender as funções às quais se destina.

Comprar um cavalo exige não só investimento financeiro, como emocional, por isso é importante tomar cuidado e fazer um bom planejamento, pois é muito fácil pensar com coração e não com a razão. Comprar um cavalo exige muita cautela, por isso selecionamos 10 dicas que te ajudarão a achar o cavalo dos seus sonhos.

Dicas para comprar o cavalo perfeito

1 – Paciência! Dificilmente o primeiro cavalo que você testar será o ideal, por isso experimente vários, até mesmo para você poder ter um critério de comparação.

2 – A beleza não é fator fundamental para a compra de um cavalo, o mais importante é que ele tenha aptidão e todos os requisitos para atender as suas necessidades.

3 – Se o preço do cavalo estiver muito abaixo do valor de mercado, desconfie! Lembre-se sempre de que um animal mais barato, com algum distúrbio físico ou de temperamento, custará, a longo prazo, muito mais do que a quantia economizada na compra e também poderá oferecer perigo à segurança do cavaleiro.

4 – Escute sempre um profissional de sua confiança. O seu instrutor, caso tenha, é a pessoa mais indicada para te ajudar, pois ele melhor do que ninguém conhece suas habilidades e poderá indicar o cavalo mais adequado para o seu nível de equitação. Procure um bom veterinário, que seja especializada em equinos, para fazer uma checagem completa do estado físico e comportamental do animal.

5 – Monte e experimente o cavalo o máximo de vezes possíveis, de preferência em locais diferentes. O ideal é que você possa participar de uma ou mais competições com ele antes de fechar a compra.

6 – Pesquise bastante sobre a vida do cavalo. Hoje na internet é possível achar muita informação, como resultados e vídeos de competições.

7 – Cavaleiro novo = cavalo velho. Trocadilho mais que manjado, porém muito correto. O cavaleiro iniciante ou amador precisa de um cavalo professor que possibilite o aprendizado e ganho de confiança. Potros são para profissionais!

8 – Se for dar o seu cavalo como parte do pagamento, assegure-se do valor para que ele não entre de graça na negociação.

9 – Certifique-se da reputação do vendedor. Como em qualquer lugar, nesse meio, existem desonestos e aproveitadores.

10 – Definitivamente é um investimento que vale a pena! Ter um cavalo é algo indescritível.

Fonte: Scarparella

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com