Veja como anda o plantio da safra de soja brasileira

Produtores brasileiros de soja deverão cultivar a maior área da história chegando 42,88 mi, 2,6% a mais que o total semeado no ano passado

O plantio da safra de soja 2023/23 do Brasil atingiu 9,7% da área total esperada até o dia 07 de outubro. A estimativa parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. Na semana anterior o plantio estava em 4,5%. A semeadura está em linha com igual período do ano passado (9,8%) e acima da média dos últimos cinco anos (7,3%).

Os produtores brasileiros de soja deverão cultivar 42,88 milhões de hectares em 2022/23, a maior área da história, crescendo 2,6% sobre o total semeado no ano passado, de 41,8 milhões.

Com uma possível elevação de produtividade, de 3.027 quilos para 3.550 quilos por hectare, a produção nacional deve ficar acima da obtida nesta temporada. A previsão inicial é de uma safra de 151,5 milhões de toneladas, 20,3% maior as 125,88 milhões de toneladas colhida este ano.

De acordo com dados da AgRural o Plantio da soja vai a 10% da área no Brasil com irregularidade de chuvas em MT.

A área estimada para a safra 2022/23 de soja do Brasil estava 9,6% plantada até quinta-feira (06), contra 3,8% uma semana atrás e 10,1% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

As chuvas constantes e a umidade elevada seguem predominando no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e impedindo maiores avanços das máquinas. Em Mato Grosso, são as precipitações ainda irregulares e a baixa umidade do solo que limitam o ritmo das plantadeiras, especialmente no médio-norte do estado.

Tempo frio e úmido retarda desenvolvimento do milho verão no Sul

A semeadura da safra 2022/23 de milho verão atingiu na quinta-feira (06) 38,8% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 34,1% uma semana antes e 37,9% um ano atrás, segundo levantamento da AgRural.

Foto: Divulgação

Além dos três estados do Sul, que já estão entrando no quarto final do plantio, as máquinas agora avançam em São Paulo e Minas Gerais. Nos três estados do Sul, os produtores reclamam do tempo fechado e das temperaturas baixas, que estão tornando o desenvolvimento das lavouras mais lento.

Fonte: AgRural/ Safras e Mercado

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM