Veterinários salvam vaca em parto de bezerro com 2 cabeças; vídeo

PARTILHAR
vaca leiteira pos pasto
Imagem Ilustrativa

Equipe de Médicos Veterinários salvam vida de vaca; má formação deve se tratar de uma dicefalia, quando as duas cabeças nascem de maneira incompleta no animal

Nós da Compre Rural já relatamos muitos casos no Brasil de partos de bezerros com má formação, mas este aqui é especial. Nós temos um final feliz, a vaca foi salva por uma equipe de estudantes e médicos veterinários na Bahia, o caso aconteceu em Tapiramutá, município baiano que fica no centro do Estado e distante 360 quilômetros da capital Salvador. As imagens e vídeos foram divulgadas na internet, e seguem abaixo, caso você tenha sensibilidade não veja!

Segundo o perfil @pecuariamg a equipe composta pelos estudantes de Medicina Veterinária Augusto Neto e Alípio Oliveira juntamente com os Médicos Veterinários Flávio Souza e Washington Torres salvaram a vaca executando a técnica cirúrgica de cesária na vaca leiteira.

A cesariana constitui de um procedimento cirúrgico onde se faz a retirada do feto através de uma abertura transabdominal do útero podendo ser realizado com o animal em estação ou em decúbito, o procedimento é importante pois mantém as funções reprodutivas da vaca.

Vaca já suturada / Foto: Reprodução

“Fomos chamados para realizar um atendimento em uma fazenda em Tapiramutá (BA), onde uma vaca estava com dificuldades no parto, tendo exposição somente da mão do feto sem conseguir parir normal. Logo de cara, enquanto realizamos o toque na vaca tivemos uma grande surpresa, tratava-se de um parto com um feto com duas cabeças (primeiramente achamos que seriam gêmeos) e então partimos para a cesária. Ao tirar o bezerro tivemos o choque de nos deparar com algo jamais visto pela equipe, uma experiência inesquecível para todos” – relatou o estudante Alípio Oliveira.

O bezerro que nasceu com duas cabeças viveu somente alguns minutos, esse tipo de formação é realmente rara e na maioria dos casos eles não sobrevivem. “Nós chamamos tecnicamente de dicefalia, quando o animal tem a definição bem clara de duas cabeças, com dois cérebros, quatro orelhas, duas bocas, quatro olhos, tudo bem separado” segundo o médico veterinário Raimundo Alves Barreto Junior, que também é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Segundo o professor Barreto, esse tipo de formação compromete a vida dos animais. Ele relata, por exemplo, só ter conhecido um que conseguiu chegar à vida adulta com esse tipo de formação, ainda na década de 1990.

“Poucos animais chegam à vida adulta, porque a gente tem, nessas más formações congênitas, outras más formações envolvidas internamente no animal, que impedem que ele chegue à vida adulta. No caso desse animal, até o peso da cabeça dificulta com que ele fique em pé”, explicou.

Importância de buscar profissionais qualificados

Outro informação relevante que tiramos desse tipo de acontecimento é a importância da buscar profissionais qualificados para a realização desse tipo de procedimento na propriedade rural. A vaca foi salva graças a qualidade técnica dos envolvidos em entender que não seria possível fazer o parto normal, resultado na morte de ambos. Na propriedade rural o médico veterinário é responsável pelos cuidados com as vacas leiteiras desde a gestação, nascimento e desenvolvimento. Esses animais requerem atenção especial com a alimentação, controle de doenças que podem influenciar diretamente na qualidade e produção do leite e ainda as práticas de bem-estar animal.

A medicina veterinária tem por objetivo precípuo a promoção e a preservação da saúde dos animais. Ao concretizar este objetivo, o médico veterinário assegura a produtividade dos rebanhos, diminuindo o risco de transmissão de doenças de caráter zoonótico ao homem e proporcionando-lhe alimento de melhor quantidade. Esses profissionais têm a responsabilidade de orientar e explicar o cotidiano e a rotina de cada animal, cuidando adequadamente suas necessidades individuais e particulares, de acordo com idade e espécie.

Imagens e vídeo contém imagens fortes, se você tiver sensibilidade a essas cenas não visualize o material.

Fonte: Alípio Oliveira

Segue vídeo com alguns segundos de vida do bezerro.

Fonte: Alípio Oliveira

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.