Vídeo: Angus produz a melhor picanha do mundo?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Segundo o biólogo e apresentador renomado da televisão, Richard Rasmussen, confira as qualidades da raça que fez fama no país do Churrasco!

Richard Rasmussen, paulista nascido em 15 de fevereiro de 1970, é um naturólogo, economista, biólogo, apresentador brasileiro e embaixador do ecoturismo brasileiro pela Embratur, sob o governo Bolsonaro. Em um novo projeto no seu canal do Youtube, ele vem mostrando as curiosidades e detalhes das principais raças de bovinos criado no país. Quando o assunto é Angus, a sua picanha entra na concorrência da melhor carne do mundo, apontou o biólogo. Confira o vídeo completo abaixo sobre a melhor picanha do mundo!

Há inúmeras razões para se escolher a raça Angus ao definir a base genética de um criatório. Além das qualidades inigualáveis atribuída à carne dos animais, a Angus oferece maior giro financeiro ao pecuarista em função da alta fertilidade e precocidade sexual dos rebanhos. Sendo uma raça de retorno certeiro para recriadores e terminadores, a Angus também se torna uma oportunidade extraordinária para quem produz genética.

Sinônimo de qualidade quando o assunto é carne, a Angus se consagrou dentro e fora do Brasil por oferecer cortes de alta suculência, sabor diferenciado e gordura na medida certa, isso é fato comprovado. O resultado é reflexo de um trabalho meticuloso de melhoramento genético do rebanho e padrão de acabamento, o que dá origem a carcaças uniformes e com alto índice de marmoreio (gordura entremeada na carne).

O gado Angus é um animal de fácil adaptação a diferentes condições climáticas e de vegetação. Sua rusticidade permitiu aos rebanhos conquistarem as cinco regiões do País. O cruzamento da raça com o Nelore trouxe grande mudança na pecuária nacional, colaborando também para a expansão da raça no país.

O gado tem maior resistência a enfermidades, grande adaptação a extremos de temperaturas (altas ou baixas), solo seco ou alagadiço, campos altos ou abrigados, pastagens ricas ou pobres. Mesmo em situações adversas, as fêmeas Angus produzem bezerros e os amamentam adequadamente.

Uma das melhores carnes do mundo

A carne Angus do Brasil é reconhecida hoje como uma das melhores do mundo. Nos últimos anos, cortes produzidos em solo nacional venceram importantes disputas internacionais de qualidade, como o International Taste & Quality Institute (ITQI) e o World Steak Challenge.

O padrão diferenciado também atraiu a atenção de compradores internacionais. Hoje, a Angus exporta seus cortes para países dos cinco continentes. A valorização das cargas é outro atrativo importante, chegando a valer mais que o dobro da média nacional.

Confira o que disse o renomado biólogo Richard Rasmussen, sobre a melhor picanha do mundo

Habilidade Materna, Fertilidade e Longevidade

As fêmeas Angus são conhecidas por sua extraordinária habilidade materna. São ventres que dão origem a terneiros de médio porte, mas capazes de ganho de peso rápido e com baixo índice de mortalidade. As mães Angus se recuperam rápido, apresentando curtos períodos entre partos. A longevidade associada à fertilidade, representa, ao final, mais crias produzidas. Tais características conferem à criação alta rentabilidade, tanto pelo número de bezerros nascidos, quanto pela quantidade de quilos obtidos por hectare.

Os touros Angus têm vida reprodutiva destacada. Estima-se que um reprodutor médio tenha uma vida reprodutiva de 4 a 5 anos. Quando utilizado em cobertura a campo, o touro Angus deixa, em média, 150 descendentes de genética melhoradora no plantel.

touros da raca angus e ultrablack
Montagem CompreRural

Precocidade na produção da melhor picanha do mundo

A Angus tem demonstrado que, nas mesmas condições alimentares de outras raças, atinge mais cedo a puberdade, o que significa um ciclo de desenvolvimento mais curto e retorno mais rápido ao investimento do criador.

Além disso, animais terminados jovens podem render carcaças de mais de 300 quilos que, quando acabadas adequadamente, resultam em cortes de alta qualidade e valor agregado.

Associação Brasileira de Angus lança selo para reprodutores melhoradores de Qualidade de Carne
Foto: Divulgação

Mercado

Devido às qualidades que apresenta dentro e fora da porteira, a raça Angus tem uma das maiores taxas de oportunidade da pecuária nacional.

Além da excelente liquidez dos rebanhos, tanto na venda de reprodutores quanto de sêmen e animais gordos, a precocidade reprodutiva e o ganho de peso rápido aumentam os resultados devido ao abate precoce e à redução de gastos com alimentação. Sem falar na valorização extra obtida pela Carne Angus Certificada nos mais diferentes mercados.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com