Vídeo: Míssil erra a direção e destrói lavoura no Brasil

PARTILHAR

Segundo o Exército Brasileiro, a plantação de sorgo ficou destruída, ninguém se feriu e há investigação em andamento para apurar o que fez o disparo fugir da rota programada.

As imagens que circulam nas redes sociais imagens do momento em que um foguete foi lançado pelo Exército Brasileiro. No entanto, o projétil saiu da rota programada e atingiu uma plantação no município de Formosa, no Entorno do Distrito Federal (DF). De acordo com a corporação, ninguém ficou ferido.

Comando Militar do Planalto (CMP) se manifestou sobre o foguete que caiu em uma plantação de sorgo em Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal. O órgão informou que tudo ocorreu quando um dos foguetes lançados em um exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes, se desviou da rota.

Lavradores contaram que se assustaram com a queda de um foguete do Exército Brasileiro em uma plantação de sorgo em Formosa (GO). “Eu vi o foguete vindo, achei que ia cair na área do Exército, mas caiu próximo à gente. Uma distância de mais ou menos uns 100 metros. Foi um tremor bem forte, na hora a gente só pulou no chão e deu graças a Deus que a gente pôde levantar com vida”, disse o trabalhador Enilson dos Santos Gomes à TV Anhanguera/Globo.

O foguete caiu na plantação na quarta-feira (11/5). De acordo com o Exército, o artefato desviou da rota programada. Segundo as Forcas Armadas, todas as medidas de segurança foram tomadas, e a causa do incidente será investigada.

Dono da propriedade, o fazendeiro João Gouveia disse à TV que ouviu todo o estrondo e pensou que um avião havia caído. Ele afirmou que os funcionários ficaram assustados e o chamaram pelo rádio para ir ao local.

“Vi que eles estavam soltando mísseis. Ouvi um barulho muito alto, pensei que fosse um avião que estava passando, aí ouvi o impacto. Pensei que tinha caído um avião. Levantou poeira demais”, comentou.

A Polícia Civil e o deputado federal José Nelto (Podemos), que tem uma propriedade rural na cidade, confirmaram que a gravação é realmente do disparo, ocorrido nessa quarta-feira (11/5). Veja o vídeo:

Denúncia na Câmara dos Deputados

Durante sessão na Câmara dos Deputados, nessa quarta, o deputado federal José Nelto (PP-GO) afirmou que um míssil do Exército Brasileiro havia caído em uma plantação de soja perto de Formosa. “Acabo de receber uma notícia de que caiu um míssil na minha cidade de Formosa, lá no Forte Santa Bárbara. Ele foi lançado e mudou o trajeto, caindo perto da cidade, numa plantação de soja”, contou.

Depois de ter relatado o ocorrido, o parlamentar disse que convidaria o ministro da Defesa e ex-comandante do Exército Brasileiro, o general Paulo Sérgio Nogueira para explicar o acontecimento.

“Diante deste grave incidente, eu estarei convidando o ministro da Defesa, o comandante do Exército e o comandante do Forte de Santa Bárbara para comparecer no plenário ou na comissão para dar as explicações. Como pode um míssil ser lançado e ser desviado? Caiu em uma plantação ao lado da cidade de Formosa”, disse.

Investigação

A investigação deve durar 30 dias. O incidente logo repercutiu entre políticos. O deputado José Nelto (PP-GO) afirmou que irá convidar o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, o comandante do Exército, general Freire Gomes e outros representantes das Forças Armadas.

“É um míssil do Exército e não do Putin”, afirmou o parlamentar à CNN. “Caiu em uma plantação de soja e milho, perto de um galpão de combustíveis. É perto da cidade. Isso nunca tinha acontecido. Exército vai ter que vir ao Congresso dar todas as explicações”, disse o deputado federal.

O Exército admite que o acidente aconteceu com um foguete e nega que tenha iniciado lançamento de mísseis no lugar, mas informa que isso deve acontecer no futuro.

O Comando de Artilharia do Exército fica em Formosa. O local é usado para treinamentos por terra, ar e com equipamentos utilizados pelas Forças Armadas.

Nota do Exército sobre o incidente de tiro de foguete:

“Formosa – GO

Em 11 de maio de 2022.

Acerca do incidente de tiro com foguete ocorrido nesta data, o Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) informa que durante exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingindo uma plantação.

Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais.

O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança.

O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações.

Atenciosamente,
COMANDO DE ARTILHARIA DO EXÉRCITO”

Nota à imprensa sobre incid… by Metropoles

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com