Rei do Gado compra 25.000 bezerros da Nova Piratininga

PARTILHAR

Essa semana a pecuária viveu um dos seus grandes momentos, o Rei do Gado foi até a maior fazenda do Brasil, a Nova Piratininga, e embarcou 25.000 bezerros!

Localizado no Vale do Araguaia, no norte de Goiás, o grupo KQ Alimentos é referência na recria e engorda de bovinos de corte, não só no estado goiano como em todo o Brasil. Os números falam por sí: são mais de 41 mil cabeças de gado produzidas nas 7 fazendas próprias (9.020 ha) e em mais 18.000 ha de áreas arrendadas em outras propriedades. Não é à toa que o proprietário de tudo isso, Kiko Quagliato, seja conhecido como o Rei do Gado.

Uma parceria de sucesso, entre o Rei do Gado e, também, a maior fazenda do Brasil, a Nova Piratininga, é um verdadeiro sucesso que vem de longa duração. Grande parte dos animais que são terminados no confinamento da fazenda Favorit@, são oriundos dessa parceria. Vamos mostrar agora, como foi o manejo apartação e embarque dos 25.000, como disse o Rei do Gado em seu Instagram.

Imagine o quão nobre é um homem que cultiva a terra, produz o gado e protege a natureza“, disse o Rei do Gado. Pois é, proprietário da Kiko’s Ranch 20@ é o nosso destaque de hoje. Com um dos maiores rebanhos no território nacional, a 20@ se destaca pela excelência em recria e engorda de bovinos, além da integração lavoura e pecuária de maior destaque de Goiás e do Brasil!

A Fazenda Favorita opera um confinamento com capacidade de até 20.000 bois/ano, com geração de até 8.000 toneladas de esterco. Este material orgânico é usado para a produção de BioAtivo e Bioef, formulado para atender as necessidades agronômicas das lavouras de milho e soja.

O confinamento é abastecido por animais de alto padrão genético, normalmente as compras são oriundas de lotes da Carpa Serrana – famosa porteirada do Rei do Gado – e da fazenda Nova Piratinga, conhecida por ser uma das maiores fazendas do Brasil e com grande destaque para o trabalho genético que é desenvolvido pelo setor de cria da fazenda.

Sendo assim, durante a última semana, a equipe da KQ 20@, se concentrou na Nova Piratininga, para realizar a apartação e embarque das 25.000 cabeças de gado que iram abastecer a safra do Rei do Gado. Com toda certeza, um momento histórico, que mostra o porque a região é conhecida por ter os Barões da Engorda de Gado do país.

No início eram cerca de 1000 cabeças de gado, atualmente as fazendas do produtor rural possuem cerca de 40.000 cabeças de gado em sistema de recria e engorda em sistema a pasto e confinamento.

Atualmente, são disponibilizados para o mercado de carne premium, cerca de 25.000 cabeças de gado por ano – oriundos desse movimento de apartação e compra que é feita todo ano. A reposição vem sendo planejada a cada ano, já que as propriedades estão em constante crescimento.

Apartação

A necessidade de tornar os processos mais eficientes levou a KQ a implantar tecnologias que permitem mais produtividade, reduzem erros de gestão e fornecem informações mais precisas, fatores que também colocam o grupo à frente no mercado de bovinos.

Para além do ganho de eficiência, o objetivo de tais tecnologias é contar com dados confiáveis e informações reais, as quais norteiam toda a tomada de decisão da KQ. Dessa forma, o grupo consegue oferecer um produto de qualidade e permanecer dentro da margem de lucro, mesmo em momentos de baixa do mercado.

Em 1993, quando Kiko iniciou as atividades na região, a produção contava com 1000 cabeças. De lá para cá, a operação se desenvolveu em níveis excelentes com a melhoria dos manejos e a demanda por tecnificação e capacitação de mão de obra constituíram-se dois grandes pilares da KQ Alimentos.

Embarque

Galeria de imagens

Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
Reprodução Instagram

Confira no vídeo abaixo a trajetória do Rei do Gado:

A Favorita foi comprada há alguns anos por Francisco Quagliato Filho, o Kiko Ranchi, 45 anos, por ter um confinamento para engordar 25 mil animais por safra. Ranchi é um amante da cultura texana e vai imprimindo seu ritmo nos negócios. “Os americanos são práticos e pensam na rapidez dos processos”, diz. “Isso me atrai muito.”

Ranchi é neto de Orlando Quagliato, agricultor que na década de 1950 fundou a usina São Luiz em Ourinhos, no interior paulista, para produzir açúcar e etanol, e na década de 1970 começou a criar gado no Pará, numa época em que ter um rebanho de 20 mil cabeças era negócio privativo de milionário.

Hoje, o grupo possui mais de 200 mil animais no Pará. Ranchi foi para a Estrada do Boi em 1997 para tomar conta de uma fazenda que era de seu pai desde 1969.

Atualmente, o grupo Kiko’s Ranch 20@, possui cerca de 7 fazendas no Norte do Estado de Goiás. A área total é de 9.020 hectares, sendo que 5 das fazendas estão localizadas no município de Nova Crixás, sendo:

  • Fazenda Santa Fátima;
  • Fazenda Belíssima;
  • Fazenda Favorita;
  • Fazenda Velho Chico;
  • Fazenda Avenida Brasil;

As outras duas propriedades estão localizadas no munícipio de Mundo Novo, sendo:

  • Fazenda Sacramento;
  • Fazenda São Francisco.

Além da área citada acima, possuem cerca de 18.000 de hectares arrendados, aumentando a capacidade de recria do grupo e gerando desenvolvimento da região.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com