Morre touro Fabuloso, um dos mais importantes reprodutores da raça Gir Leiteiro e o primeiro touro provado de uma das mais importantes seleções de Gir Leiteiro; Ao longo da carreira, produziu mais de 50 mil doses de sêmen e contribuiu com rebanhos de mais de 10 países diferentes
A pecuária leiteira nacional perdeu nesta terça-feira (12), um de seus mais importantes touros da raça Gir Leiteiro. Fabuloso do BASA produziu mais de 50 mil doses de sêmen convencional, mais de 3.000 doses de sêmen sexado, e contribuiu com rebanhos de mais de 10 países diferentes. O reprodutor iniciou sua vida ainda muito jovem na Central ABS, em 2011, e se aposentou no ano passado, retornando à Fazendas do BASA, em Leopoldina (MG).
“Nas visitas à Central em Uberaba, criadores brasileiros e estrangeiros tiveram o sabor de admirar tamanha beleza. Essa admiração permitiu a exportação de sua genética para mais de 10 países”, completa.
Filho do Teatro da Silvânia na Fafá, Fabuloso explodiu em vendas após a divulgação do teste de progênie que comprovou todo seu potencial de transmissão de leite, com PTAL de 570 kg. “Foi o primeiro touro provado de uma das mais importantes seleções de Gir Leiteiro, a Fazendas do BASA. Além da capacidade de transmissão de leite, Fabuloso conduzia outras características importantes, como elevada transmissão de sólidos, antecipando a idade ao primeiro parto, e filhas com excelente temperamento e qualidade de úbere”, destaca o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.
“Com genealogia aberta nas linhagens Sansão e Jaguar, Fabuloso foi um dos líderes de vendas de sêmen. Mas a grande explosão de vendas veio com a divulgação do teste de progênie que onde comprovou todo seu potencial de transmissão de leite”, destaca o coordenador de Produto e Atendimento Leite, acrescentando que com o passar dos anos, as filhas da Fabuloso começaram a parir e os clientes e técnicos tiveram o sabor de identificar outros diferenciais da genética do touro, entre elas o temperamento.
“Faboloso é filho do grande Teatro, touro que fez história na raça Gir e Girolando, em vaca Fafa Fiv de Brasília com expressiva lactação de 11.616kg de leite. Por si só, a genealogia comprova a qualidade genética do nosso campeão. Além disso, ele possui alelos para o gene betacaseína A2A2, uma característica muito buscada atualmente pelo mercado”, descreveu a técnica da ABS, Nathália Bortoletto, informando na época da vitória que, pelo resultado divulgado em 2018, Fabuloso possuia PTA Leite de 535,1 kg.
Fabuloso ainda é largamente utilizado na multiplicação por meio de embriões, aumentando sua produção de filhos. “Sua genética ainda tem sido bastante procurada por sua genealogia, que permite evitar consanguinidade com outras linhagens bastante utilizadas, e ainda proporcionando muita capacidade de transmissão de leite. Nas centrais de inseminação, já existem filhos do Fabuloso em coleta de sêmen e em teste de progênie, além de milhares de filhas em destaque de produção, tanto em rebanhos puros da raça Gir Leiteiro, como em rebanhos comerciais”, completa Fernando Rosa.
“Nossa homenagem ao grande raçador Gir Leiteiro, Fabuloso do BASA!”, disse em nota a ABS ao informar o falecimento do touro ícone da raça Gir Leiteiro, o Fabuloso.
No atual Sumário de Touros Gir Leiteiro, elaborado pela Embrapa e Associação de Gir leiteiro, Fabuloso se encontra ranqueado em 9° lugar com maior capacidade de transmissão de leite com PTAL 768 kg.
Fabuloso foi responsável de conduzir para Centrais importantes filhos com avaliação genômica bastante atraente como Athos, Dominó e Kal-El. No estoque da ABS, restam poucas doses do touro Fabuloso, que passam a ser ainda mais disputadas após sua aposentadoria.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Empresa oferta crédito com juros a partir de 2% ao ano e 20 anos para pagar
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 2% ao ano e prazos de até 20 anos para pagar, criando alternativas que impulsionam modernização e novos investimentos
Continue Reading Empresa oferta crédito com juros a partir de 2% ao ano e 20 anos para pagar
ABIC adota código da GS1 Brasil para facilitar gestão do café no varejo
A iniciativa garante ao setor do varejo maior eficiência no controle e na transparência sobre a origem dos produtos, de modo a reduzir perdas e evitar a aquisição de falsificações.
Continue Reading ABIC adota código da GS1 Brasil para facilitar gestão do café no varejo
Livio Tedeschi: precisamos de regulação que facilite introdução de tecnologias
Tedeschi defendeu ainda a aplicação do Codex Alimentarius, sistema estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Continue Reading Livio Tedeschi: precisamos de regulação que facilite introdução de tecnologias
Ministro Carlos Fávaro assume presidência da JIA
Fávaro assumiu a presidência da JIA, sucedendo o então ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira.
Continue Reading Ministro Carlos Fávaro assume presidência da JIA
Moratória da soja: Abiove pede a STF suspensão de processos que questionam acordo
Em nota divulgada nesta terça-feira, 4, a associação considerou “positiva” a decisão do STF que validou a lei estadual.
Continue Reading Moratória da soja: Abiove pede a STF suspensão de processos que questionam acordo
Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor
Nas regiões mais ao norte do Brasil que estão enfrentando seca, os agricultores precisam que as previsões de chuva se confirmem, com pouca margem para erro.
Continue Reading Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor






