
Morre touro Fabuloso, um dos mais importantes reprodutores da raça Gir Leiteiro e o primeiro touro provado de uma das mais importantes seleções de Gir Leiteiro; Ao longo da carreira, produziu mais de 50 mil doses de sêmen e contribuiu com rebanhos de mais de 10 países diferentes
A pecuária leiteira nacional perdeu nesta terça-feira (12), um de seus mais importantes touros da raça Gir Leiteiro. Fabuloso do BASA produziu mais de 50 mil doses de sêmen convencional, mais de 3.000 doses de sêmen sexado, e contribuiu com rebanhos de mais de 10 países diferentes. O reprodutor iniciou sua vida ainda muito jovem na Central ABS, em 2011, e se aposentou no ano passado, retornando à Fazendas do BASA, em Leopoldina (MG).
“Nas visitas à Central em Uberaba, criadores brasileiros e estrangeiros tiveram o sabor de admirar tamanha beleza. Essa admiração permitiu a exportação de sua genética para mais de 10 países”, completa.
Filho do Teatro da Silvânia na Fafá, Fabuloso explodiu em vendas após a divulgação do teste de progênie que comprovou todo seu potencial de transmissão de leite, com PTAL de 570 kg. “Foi o primeiro touro provado de uma das mais importantes seleções de Gir Leiteiro, a Fazendas do BASA. Além da capacidade de transmissão de leite, Fabuloso conduzia outras características importantes, como elevada transmissão de sólidos, antecipando a idade ao primeiro parto, e filhas com excelente temperamento e qualidade de úbere”, destaca o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.
“Com genealogia aberta nas linhagens Sansão e Jaguar, Fabuloso foi um dos líderes de vendas de sêmen. Mas a grande explosão de vendas veio com a divulgação do teste de progênie que onde comprovou todo seu potencial de transmissão de leite”, destaca o coordenador de Produto e Atendimento Leite, acrescentando que com o passar dos anos, as filhas da Fabuloso começaram a parir e os clientes e técnicos tiveram o sabor de identificar outros diferenciais da genética do touro, entre elas o temperamento.
“Faboloso é filho do grande Teatro, touro que fez história na raça Gir e Girolando, em vaca Fafa Fiv de Brasília com expressiva lactação de 11.616kg de leite. Por si só, a genealogia comprova a qualidade genética do nosso campeão. Além disso, ele possui alelos para o gene betacaseína A2A2, uma característica muito buscada atualmente pelo mercado”, descreveu a técnica da ABS, Nathália Bortoletto, informando na época da vitória que, pelo resultado divulgado em 2018, Fabuloso possuia PTA Leite de 535,1 kg.
Fabuloso ainda é largamente utilizado na multiplicação por meio de embriões, aumentando sua produção de filhos. “Sua genética ainda tem sido bastante procurada por sua genealogia, que permite evitar consanguinidade com outras linhagens bastante utilizadas, e ainda proporcionando muita capacidade de transmissão de leite. Nas centrais de inseminação, já existem filhos do Fabuloso em coleta de sêmen e em teste de progênie, além de milhares de filhas em destaque de produção, tanto em rebanhos puros da raça Gir Leiteiro, como em rebanhos comerciais”, completa Fernando Rosa.
“Nossa homenagem ao grande raçador Gir Leiteiro, Fabuloso do BASA!”, disse em nota a ABS ao informar o falecimento do touro ícone da raça Gir Leiteiro, o Fabuloso.
No atual Sumário de Touros Gir Leiteiro, elaborado pela Embrapa e Associação de Gir leiteiro, Fabuloso se encontra ranqueado em 9° lugar com maior capacidade de transmissão de leite com PTAL 768 kg.
Fabuloso foi responsável de conduzir para Centrais importantes filhos com avaliação genômica bastante atraente como Athos, Dominó e Kal-El. No estoque da ABS, restam poucas doses do touro Fabuloso, que passam a ser ainda mais disputadas após sua aposentadoria.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.