
Morre touro Fabuloso, um dos mais importantes reprodutores da raça Gir Leiteiro e o primeiro touro provado de uma das mais importantes seleções de Gir Leiteiro; Ao longo da carreira, produziu mais de 50 mil doses de sêmen e contribuiu com rebanhos de mais de 10 países diferentes
A pecuária leiteira nacional perdeu nesta terça-feira (12), um de seus mais importantes touros da raça Gir Leiteiro. Fabuloso do BASA produziu mais de 50 mil doses de sêmen convencional, mais de 3.000 doses de sêmen sexado, e contribuiu com rebanhos de mais de 10 países diferentes. O reprodutor iniciou sua vida ainda muito jovem na Central ABS, em 2011, e se aposentou no ano passado, retornando à Fazendas do BASA, em Leopoldina (MG).
“Nas visitas à Central em Uberaba, criadores brasileiros e estrangeiros tiveram o sabor de admirar tamanha beleza. Essa admiração permitiu a exportação de sua genética para mais de 10 países”, completa.
Filho do Teatro da Silvânia na Fafá, Fabuloso explodiu em vendas após a divulgação do teste de progênie que comprovou todo seu potencial de transmissão de leite, com PTAL de 570 kg. “Foi o primeiro touro provado de uma das mais importantes seleções de Gir Leiteiro, a Fazendas do BASA. Além da capacidade de transmissão de leite, Fabuloso conduzia outras características importantes, como elevada transmissão de sólidos, antecipando a idade ao primeiro parto, e filhas com excelente temperamento e qualidade de úbere”, destaca o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.
“Com genealogia aberta nas linhagens Sansão e Jaguar, Fabuloso foi um dos líderes de vendas de sêmen. Mas a grande explosão de vendas veio com a divulgação do teste de progênie que onde comprovou todo seu potencial de transmissão de leite”, destaca o coordenador de Produto e Atendimento Leite, acrescentando que com o passar dos anos, as filhas da Fabuloso começaram a parir e os clientes e técnicos tiveram o sabor de identificar outros diferenciais da genética do touro, entre elas o temperamento.
“Faboloso é filho do grande Teatro, touro que fez história na raça Gir e Girolando, em vaca Fafa Fiv de Brasília com expressiva lactação de 11.616kg de leite. Por si só, a genealogia comprova a qualidade genética do nosso campeão. Além disso, ele possui alelos para o gene betacaseína A2A2, uma característica muito buscada atualmente pelo mercado”, descreveu a técnica da ABS, Nathália Bortoletto, informando na época da vitória que, pelo resultado divulgado em 2018, Fabuloso possuia PTA Leite de 535,1 kg.
Fabuloso ainda é largamente utilizado na multiplicação por meio de embriões, aumentando sua produção de filhos. “Sua genética ainda tem sido bastante procurada por sua genealogia, que permite evitar consanguinidade com outras linhagens bastante utilizadas, e ainda proporcionando muita capacidade de transmissão de leite. Nas centrais de inseminação, já existem filhos do Fabuloso em coleta de sêmen e em teste de progênie, além de milhares de filhas em destaque de produção, tanto em rebanhos puros da raça Gir Leiteiro, como em rebanhos comerciais”, completa Fernando Rosa.
“Nossa homenagem ao grande raçador Gir Leiteiro, Fabuloso do BASA!”, disse em nota a ABS ao informar o falecimento do touro ícone da raça Gir Leiteiro, o Fabuloso.
No atual Sumário de Touros Gir Leiteiro, elaborado pela Embrapa e Associação de Gir leiteiro, Fabuloso se encontra ranqueado em 9° lugar com maior capacidade de transmissão de leite com PTAL 768 kg.
Fabuloso foi responsável de conduzir para Centrais importantes filhos com avaliação genômica bastante atraente como Athos, Dominó e Kal-El. No estoque da ABS, restam poucas doses do touro Fabuloso, que passam a ser ainda mais disputadas após sua aposentadoria.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Hoje, o Brasil é uma referência global em ILPF, com mais de 17 milhões de hectares adotando alguma modalidade de sistema integrado.
Continue Reading ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a.
Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço
Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo.
Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média
Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para famílias de classe média.
Continue Reading CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média