Vídeo: Robô autônomo e futurista combate ervas daninhas

PARTILHAR
Dino, robô autônomo combate ervas daninhas

Ele foi desenvolvido na França, além de ser guiado por GPS e uma câmera, possui um sistema especial que economiza mais combustível e defensivos. Veja!

A tecnologia no campo é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária. Diante desse cenário, um robô capaz de combater ervas daninhas de forma totalmente autônoma que é guiado por GPS e câmeras que mostram onde o problema está presente na lavoura chegou ao mercado. Confira!

Ele foi um dos destaques da Feira Internacional de Robótica Agrícola, maior feira do mundo sobre uso de tecnologia em campo, que chegou ao fim nesta quinta-feira, 10. Além de ser futurista, a tecnologia permite a economia de combustível e defensivos agrícolas no combate as plantas invasoras.

A responsável por esse grande avanço no campo, é a empresa francesa Naio Technologies, ele recebeu o nome de Dino, ele é o primeiro robô elétrico totalmente autônomo do mercado comercializado desde o início de 2017.

Dino foi projetado para facilitar o trabalho dos horticultores durante o trabalho de sacha. Seu principal trunfo é liberar tempo para tarefas de maior valor agregado.

A equipe da Naïo Technologies está convencida de que a robótica agrícola é A solução para melhorar as condições de trabalho e a lucratividade no setor agrícola.

AS VANTAGENS DO DINO

MELHORE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Dino cuida da remoção de ervas daninhas de suas hortaliças de forma independente. Reduz o árduo trabalho de remoção de ervas daninhas para otimizar suas condições de trabalho.

REDUZA SEUS CUSTOS DE PRODUÇÃO

O Dino permite que você reduza seus custos de mão de obra, bem como os custos variáveis. Como o robô é totalmente elétrico, os custos de energia e manutenção são bastante reduzidos. A remoção mecânica de ervas daninhas também permite que você economize na possível compra de produtos fitossanitários ou cobertura de plástico.

ECONOMIZAR TEMPO

O robô Dino elimina as ervas daninhas de suas plantações por conta própria, de maneira totalmente autônoma. Assim, libera suas mãos ou de suas equipes e também sua mente para que você possa se concentrar melhor nas tarefas de maior valor agregado para sua operação.

REDUZA O USO DE ENTRADAS

Dino é um robô ecológico que trabalha o solo mecanicamente com diferentes tipos de ferramentas. 100% elétrico, permite reduzir o uso de herbicidas e ao mesmo tempo limitar a emissão de gases de efeito estufa e partículas.

GERENCIE SUAS JANELAS DE INTERVENÇÃO

Dino permite que você programe suas intervenções nos horários que mais lhe convier. Completamente autônomo, você pode planejar outras intervenções em outras parcelas enquanto ele gerencia a capina em uma determinada parcela.

NÃO SE PREOCUPE COM A MANUTENÇÃO

Graças ao elétrico; reduza o tempo gasto na manutenção de suas ferramentas agrícolas.

As ferramentas do robô também são guiadas por câmera. O robô é equipado com um sistema de visão que permite detectar linhas de colheita para ajustar o posicionamento das ferramentas e assim permitir uma capina precisa.

Dados técnicos

  •  Uso: Dino é projetado para plantações de vegetais planos e em cama
  •  Dimensões: comprimento 250 cm – Altura 130 cm – Distância do centro da roda ajustável de 140 a 180 cm, ou seja, largura máxima de 250 cm
  •  Peso (excluindo ferramentas):  800 kg (dependendo da configuração da bateria e das ferramentas)
  •  Energia: 100% elétrica – baterias de lítio
  •  Duração da bateria: até 8 horas *
  •  Tração: tração nas 4 rodas
  •  Navegação: navegação RTK GPS + câmera: precisão centimétrica
  •  Fluxo de trabalho: até 5 ha por dia *
  •  Largura de trabalho: tábuas de 120 cm a 160 cm – entre filas possíveis de 15 cm a 50 cm
  •  Velocidade: até 4 km / h
  •  Outros: comunicação via SMS com rastreador anti-roubo
  •  Origem: projetado e fabricado na França.

* Em condições ideais, pode variar dependendo das condições de uso.

Acessórios

A Naïo Technologies oferece diferentes ferramentas mecânicas de remoção de ervas daninhas para inter-fileiras e fileiras:

  •  Lhas de enxada: várias formas e larguras estão disponíveis
  •  Harrows Weeder
  •  Cultivadores de estrelas

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com