Vídeo: Transporte ilegal de bezerros mata animais!

Vídeo: Transporte ilegal de bezerros mata animais!

PARTILHAR
Mais de vinte bezerros são encontrados amontoados em carrocerias de caminhonete, em Anápolis , Goiás — Foto: Seliane Santos/Arquivo pessoal

Mais de vinte bezerros são encontrados amontoados em carroceria de caminhonete, os animais estavam dentro de sacos de ração. Barbaridade!

A Polícia Militar encontrou 23 bezerros que estavam amontoados na carroceria de uma caminhonete, na noite de quinta-feira (11), em Anápolis, a cerca de 55 km de Goiânia. Segundo a corporação, os animais apresentavam sinais de maus-tratos e desnutrição, sendo que dois deles estavam bastante debilitados. Um vídeo mostra as bezerras em cima uma das outras e amarradas dentro de sacos de ração para gado.

O transporte de animais, independente da idade, deve seguir as regras regidas por lei. Não estamos aqui entrando no mérito da dificuldade ou não do produtor, mas sim no mérito do bem-estar animal e as regras que devem ser seguidas por todos. Veja o vídeo!

Conforme o relato da PM no boletim de ocorrência, a equipe foi acionada por volta das 21h, informados por meio de uma denúncia anônima que os bezerros estavam na carroceria da caminhonete com dois homens, que haviam parado em um posto de combustíveis para trocar um dos pneus do veículo.

Ainda conforme a corporação, após a equipe chegar no local informado, os dois homens, que seriam responsáveis pelos animais e que não tiveram as identidades divulgadas, foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes de Anápolis.

Como as identidades dos dois homens não foram divulgadas pela corporação, não conseguiu localizar a defesa deles para que pudessem se posicionar sobre o caso.

De acordo com a PM, os animais foram encaminhados para uma propriedade rural da região, onde estão sob os cuidados de voluntários de uma ONG, que resgata animais vítimas de maus-tratos pela cidade.

O planejamento e a organização do transporte é responsabilidade de todos (fazendas, transportadoras, motoristas e abatedouros). Devendo-se definir previamente quais animais que serão transportados (categorias e números), o tipo de veículo a ser utilizado, o número de veículos necessários, as rotas a serem utilizadas, as datas e os horários previstos para o embarque e o desembarque e quem serão os motoristas responsáveis pelo transporte.

As fazendas devem preparar os lotes de embarque com antecedência e de forma correta (ver Manual de Boas Práticas de Manejo: Embarque, disponível em www. grupoetco.org.br), além de providenciar os documentos necessários para a viagem.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com