CLASSIFICADOS
Página Inicial » Notícias » Fazenda mineira faz preservação de raças zebuínas, taurinas e outros animais desde o século 20
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
Gdoa Lageano
Gdoa Lageano

Fazenda mineira faz preservação de raças zebuínas, taurinas e outros animais desde o século 20

Há quase cem anos, os proprietários da fazenda Haras Barreiro, no município de Ituiutaba, em Minas Gerais, dedicam-se à preservação de espécies puras de diversas raças de animais. O trabalho, que começou no início do século 20, está na terceira geração da família Drummond. Desde 1920, a família Drummond trabalha na pecuária brasileira. O criador Arlindo Maximiano Drummond, batizado com o mesmo nome do avô que deu início à saga, faz parte da terceira geração da família. Hoje, o neto é o responsável por dar continuidade a esse trabalho.

A Fazenda

A fazenda Haras Barreiro, no município mineiro de Ituiutaba, na região do Triângulo Mineiro, cria raças diferentes de bovinos, aves, caprinos, entre outros. Às margens do Rio Tijuco, a propriedade, comprada pela família Drummond em 1876, já criou gado comercial. No entanto, hoje o local é dedicado à preservação da pureza de raças que vieram da Índia e da África.

O lageano e o curraleiro, que são consideradas raças ibéricas, foram pioneiros no Brasil. Os animais chegaram ao país em 1523, trazidos por espanhóis e portugueses. Outra raça de alta resistência no plantel do criador Arlindo Drummond é o guzerá, que na Índia produz leite mesmo com pouca alimentação. Os dados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) mostram que atualmente o guzerá é a terceira raça em número de registros no Brasil, perdendo apenas para o gir e o nelore.

Na propriedade podem ser encontrados animais da raça kangayam. Tem também o puganôr, que veio da região de Andrapradesch, na Índia; e os jafarabad, que originários da península Catiavar, outra região indiana. Os búfalos são animais de forte expressão. As fêmeas são responsáveis pelo abastecimento de leite no país.

No lugar há outras criações como o galo aseel raja murgh, o carneiro de quatro chifres e o porco casco de burro. Todos os animais são de pureza comprovada por exame de DNA realizado pela Universidade de São Paulo (USP).

Durante o ano, estudantes, empresários, convidados e especialistas vão à fazenda para buscar informações e conhecer o trabalho do criador. Na propriedade também há um acervo com milhares de objetos que despertam a atenção de visitantes nacionais e estrangeiros.

Segue algumas raças preservadas pelo criador

Gado Curraleiro

Gado Curraleiro

Gado Jafarabad ou Jafarabadi

Gado Jafarabad ou Jafarabadi

Gdoa Lageano

Gado Lageano

Gado Punganur

Gado Punganur

Gado Kangayan ou Cangaian

Gado Kangayan ou Cangaian

Fonte uagro.com.br

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

cafe rama vermelha

Café capixaba é eleito o melhor do Brasil pela Abic

O microlote do produtor José Alexandre Abreu de Lacerda recebeu a maior pontuação no júri ...

fazenda-sustentavel-vencedores-2016

Fazenda de Mato Grosso do Sul é a campeã da sustentabilidade

A Modelo II adotou integração lavoura-pecuária-floresta e foi a vencedora do prêmio Fazenda Sustentável 2016, ...