Abaixo assinado mobiliza a pecuária nacional

Abaixo assinado mobiliza a pecuária nacional

PARTILHAR
construindo-leite-brasil
Foto Divulgação.

Os produtores estão usando as redes sociais para reunir assinaturas em um abaixo-assinado com a intenção de encaminhar ao presidente Jair Bolsonaro.

Para quem ainda não sabe o que se passa na pecuária leiteira ou quer relembrar os fatos que fazem o movimento crescer a cada dia, veja a matéria: Grave crise dos produtores de leite assusta o Brasil!

O produtor de leite é um dos mais afetados com o que podemos chamar de “falta de políticas públicas”, ou seja, um setor que movimento a economia do país e é responsável pela maior geração de empregos do agronegócio é também o maior prejudicado com o esquecimento do setor público.

Diante disso, um movimento intitulado CONSTRUINDO LEITE BRASIL, que se mobilizou para defender os anseios da atividade leiteira, em um dos Grupos de Whatsapp, divulgou nesta manhã(31), um abaixo-assinado contendo as principais pautas, entre as mensagens postadas antes da divulgação do documento, destacamos algumas de interesse comum:

“Pedimos rastreabilidade para o leite importado, depois de fracionado que o leite importado também tenha no mínimo 50% do tempo de validade; isto porque leite vencendo vendem por qualquer preço”;

logo-construindo-leite-brasil
Foto Divulgação.

“Vai continuar entrando do Uruguai e Argentina leite em pó, UHT, queijo, etc. Reduzir o custo é a nossa única chance para continuar na atividade”;

“Pedimos também a renovação da tarifa antidumping para Nova Zelândia e União Europeia”;

Segundo o economista Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado Leite, fala sobre as transformações da cadeia do leite e ressalta que: “ESTÁ ACONTECENDO UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA NA CADEIA DO LEITE”. Veja a matéria completa no link abaixo:

Abaixo você confere a transcrição literal divulgada hoje(31/01/2019) nos grupos do Whatsapp com a distribuição do documento:

“🚨🚨🚨 ATENÇÃO 🚨🚨🚨

SEGUE EM ANEXO UM ABAIXO ASSINADO, ESTA INICIATIVA PARTIU DE UM GRUPO O QUAL PARTICIPO ONDE REUNI PRODUTORES DE LEITE DE RS, SC, MG, PR, GO, RJ E QUEREMOS RECOLHER O MAXIMO DE ASSINATURAS POSSÍVEL, PEÇO AS LOJAS AGROPECUÁRIAS PRESENTE NOS GRUPOS QUE FAÇAM COPIAS E DISPONIBILIZEM NOS BALCÕES PARA SEUS CLIENTES ASSINAREM E REPASSEM AOS SEUS CONTATOS, QUEREMOS ATINGIR TODOS OS ESTADOS, MUNICÍPIOS DO BRASIL. SEGUE ORIENTAÇÕES NO RODA PÉ DO DOCUMENTO.

VAMOS UNIR FOÇAS. NINGUÉM IRÁ CALAR O PRODUTOR DE LEITE.”

No cabeçalho do documento encontramos a justificativa do manifesto e a solicitação ao presidente Jair Bolsonaro para a desoneração da cadeia produtiva do leite, revisão da Lei 12.669 e inclusão do Commodity Leite a BM&F.

Nos do Compre Rural, na pessoa do Thiago Pereira, apoia o movimento dos produtores de leite, que buscam em suas reivindicações melhores condições para poder se manter na atividade. Além disso, esperam do governo uma mudança de políticas que não favoreçam apenas as indústrias.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com