Grave crise dos produtores de leite assusta o Brasil

Grave crise dos produtores de leite assusta o Brasil

PARTILHAR
Foto Divulgação

Produtores de leite de todo o Brasil, fazem campanha nas redes sociais sobre a crise vivida na atividade e buscam atenção das lideranças políticas

Infelizmente não é de hoje que estou anunciando a falência dos produtores de leite. Em novembro do ano passado, quando foi publicada pelo Governo e Abraleite a prorrogação da dívida dos produtores de leite, coloquei em uma matéria que aquilo seria o início de tempos ruins para o pecuarista, confira aqui Governo insulta produtor de leite com novas medidas.

Diante de tal perplexidade que tem ocorrido na produção de leite, mais especificamente para o produtor de leite, eles começaram a se unir agora por todo Brasil, aproveitando o meio de campanha utilizado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para também fazer o seus apelos e tentar chamar a atenção dos líderes políticos e das associações “fantasmas” que dizem lutar pelo pecuarista.

Em um ano, mais de 580 famílias produtoras de leite abandonaram a atividade na região Celeiro, segundo levantamento solicitado pela Amuceleiro à Emater. O principal motivo é o valor pago pelo litro nos últimos anos, chegando a R$ 0,55, que tem sido insuficiente para que os produtores se mantenham e até paguem pelos custos da produção. Confira a matéria completa aqui: Tristeza: Mais de 500 família deixam a atividade

Ainda de acordo com o levantamento feito, mais de R$ 125 milhões deixaram de circular no comércio

Quanto a importação do leite pelo Brasil, é uma questão que deve ser totalmente revista pelos políticos e industrias. Fortalecer a cadeia produtiva interna é um papel que se espera do governo, já que a pecuária de leite hoje é capaz de suprir em quantidade e qualidade o consumo interno do país.

Confira o depoimento do Deputado eleito, Amauri Ribeiro, exclusivamente para o Compre Rural, sobre a situação dos produtores de leite do Brasil:

Leia também:

Preço pago ao produtor cai e a vaca vai pro brejo

É um absurdo pensar que o leite, um produto de alto consumo pela população, tenha o seu principal pilar, o produtor de leite, sendo tão desvalorizado e tão humilhado como tem acontecido dia após dia.

Confira alguns vídeos que estão circulando pelas redes sociais e ajudem a divulgar:

Para refletir, a vaca não dá leite

*As informações contidas aqui são de responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Compre Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com