ABCZ reforça time de melhoramento genético de bovinos

ABCZ reforça time de melhoramento genético de bovinos

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu anuncia reforços na equipe de fomento dos programas de Melhoramento Genético

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou nesta semana a contratação de dois reforços para o trabalho de fomento dos programas de Melhoramento Genético da entidade. Os novos contratados, que trabalharão diretamente no campo, atuarão com foco técnico-comercial, e serão responsáveis por difundir ainda mais as vantagens e possibilidades de programas como o PMGZ e o PMGZ Comercial.

“Após um ano com resultados extremamente positivos em nossa entidade, seguimos sem medir esforços para que todos os criadores, em qualquer parte do país, possam ter acesso as nossas ferramentas e, consequentemente, consigam desenvolver uma pecuária cada vez mais sustentável e melhoradora. Com a ampliação da equipe de fomento, teremos a oportunidade de intensificar ainda mais nosso trabalho das porteiras para dentro. E quando propomos uma ‘ABCZ com Força Total no Campo’ é disso que estávamos falando”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, complementa explicando que com as novas contratações uma reformulação do trabalho foi desenvolvida. A lista de novidades inclui a criação das coordenações regionais de fomento, com foco em promover os produtos e serviços da ABCZ de forma ainda mais direcionada. “Alcançamos crescimentos expressivos nas adesões de criadores ao PMGZ e PMGZ Comercial em 2020, e temos muito mais a conquistar, levando as ferramentas para que todos os criadores conheçam o seu rebanho. Esse foco é importante em 2021 e, para isso, a criação das coordenações regionais de fomento tem um papel fundamental”, ressalta Abreu.

Entre os novos contratados está o zootecnista Paulo Henrique Julião de Camargo, que atuará como coordenador de fomento nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e no Distrito Federal. “Estamos aqui no projeto de fomento da ABCZ, com Força Total no Campo. Um projeto importante onde a ABCZ fortalece ainda mais o melhoramento genético na pecuária nacional com o PMGZ, que já é uma realidade nos rebanhos PO e agora também nos rebanhos comerciais. Estamos falando de ferramentas muito importantes para que a nossa pecuária seja de precisão, identificando as melhores fêmeas comerciais e auxiliando os criadores com a nossa equipe técnica”, destaca Camargo, que já atuou como técnico de Campo da ABCZ em Salvador (BA), entre os anos de 1987 e 1990. Paulo Camargo também traz no currículo outras experiências, incluindo a de técnico de Campo na Cooperativa Coonai e, mais recentemente, como gerente Pecuário da Fazenda Água Milagrosa, onde atuou por quase 30 anos.

A lista de reforços se completa com o também zootecnista Helcio Rideyuki Imamoto Silva, que atuará como coordenador de fomento nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Ao receber o convite, sabendo que o PMGZ é o maior programa de melhoramento genético, não tive dúvidas em aceitar, pois com essa ferramenta o criador buscará sempre a melhor eficiência no seu rebanho”, destaca Helcio, que trabalhou por 11 anos na Fazenda Valônia, onde recentemente encerrou suas atividades como supervisor Técnico de Exploração Pecuária. Helcio também possui especialização em Produção e Nutrição de Ruminantes, pela Esalq/ USP.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com