Afinal, quantos javalis foram abatidos em 2019?

Afinal, quantos javalis foram abatidos em 2019?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Os dados abaixo são do IBAMA, órgão responsável pela fiscalização. Ao todo, o número passa de 20 mil animais abatidos, javali bom é javali morto!

O Compre Rural, preocupado com a atual situação dos prejuízos que esses animais tem causado aos setores produtivos da agropecuária, vem se mobilizando para mostrar a importância da caça legalizada para o controle de população e abate dos Javalis. Juntamente com empresas do ramo, buscamos soluções momentâneas para impedir o acesso desses as plantações e criações, mas a única medida viável economicamente é a caça seguida de abate.

Os dados abaixo são informados pelo IBAMA, órgão responsável por monitorar e controlar a caça dos javalis no Brasil. Um dado que chama atenção é o aumento no número de animais abatidos após a liberação da caça em abril de 2019. Confira abaixo quem é o estado campeão em registro de ocorrência de javali!

O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Em razão do aumento de sua distribuição pelo território nacional e da crescente ameaça ao ecossistema, o controle da espécie foi autorizado pelo Ibama em 2013, de acordo com regras estabelecidas pela Instrução Normativa N° 03/2013 e suas alterações, principalmente a de 2019, com autorização da utilização de armas de fogo e cães.

Ao todo, o estado de São Paulo é campeão em ocorrência de Javalis, segundo levantamento do Ibama, foram mais de 752 avistamentos, já Minas Gerais ficou em segundo, com 530 no período entre abril e novembro de 2019.

Quando o assunto é liberação para abate dos animais, o IBAMA mostra um aumento no número de liberações concedidas para o controle dos Javalis após a liberação da caça pelo Governo Federal. Foram concedidas mais de 22 mil autorizações para controle dos javalis, uma média de 3 mil/mês para o período analisado.

Mas final, a pergunta que fica é: Quantos Javalis foram abatidos?

A mais importante das liberações em 2019 foi a caça ao javali por parte do Governo Federal. Entretanto, infelizmente a burocracia ainda é muito grande para se obter a liberação. Se você quer ser um caçador autorizado pelo IBAMA, veja aqui o passo-a-passo!

O número de animais abatidos em 2019, no período entre abril e novembro, ultrapassou 19 mil animais. Extrapolando os dados para os outros meses, passamos de 21 mil animais, conforme a figura abaixo. Um dado importante, que mostra o quanto é importante a caça desses animais, seguida de abate. Mesmo com um número expressivo desse, a população e o prejuízo causado por esses animais é muito grande.

Um outro ponto importante, dentro desse relatório divulgado pelo IBAMA, é que a caça ilegal e predatória ainda é um problema dentro do Brasil. Infelizmente, o próprio cidadão encontra muitas dificuldades para poder obter a licença do porte de armas, da caça e etc. Ainda dentro desse assunto, se somarmos a caça ilegal a esses números acima, provavelmente teríamos um número bem mais alto.

Confira o relatório completo clicando aqui!

“Rede Aqui Tem Javali discorda dos números do IBAMA”

Entrevistamos o Eng. Agrônomo Rafael Salerno, coordenador da Rede Aqui Tem Javali, maior comunidade e mídia de caçadores do Brasil, que afirma que a realidade é bem mais assustadora, segundo ele os relatórios aumentaram esse ano porque finalmente foram oferecidos online pelo governo atual, porém muitos caçadores ainda não tem bom acesso e facilidade em lidar com a internet de modo que o número de caçadores de javali e de animais abatidos é pelo menos dez vezes maior do que o numero do IBAMA, estamos falando em centenas de milhares de animais abatidos à campo por ano.

“Mesmo os caçadores legalizados têm sido perseguidos pelas policias estaduais e órgãos ambientais, já se fala entre os caçadores que estar ilegal é melhor do que informalizado porque ao menos você fica invisível ao governo, são inúmeros casos de multas acima de 10 mil reais que caçadores registrados receberam apenas por terem atrasado a entrega de relatórios “querem nos transformar em escravos do governo ao invés de parceiros”, o drama aumenta em relação ao acesso às armas, mesmo pagando quantias cinco vezes maiores do que nos EUA a burocracia pode levar até um ano pra ter uma arma legalizada em condição de caçar no Brasil, neste prazo uma javaporca já colocou pelo menos mais 12 javalis no mundo e destrui muita lavoura e nascentes, ainda há muito o que melhorar no IBAMA e Exército, a Rede Aqui Tem Javali sugere a desregulamentação completa do controle dos javalis e a agilidade dos processos do Exército que não deveria ser superior à uma semana, uma vez que todos os processos já chegam prontos no Exército basta dizer SIM ou NÃO”, finaliza Rafael.

Uma coisa é certa, javali bom é javali morto. Nós defendemos a caça desses animais, mas a caça legalizada e com autorização. Deixamos abaixo, alguns links que mostram a destruição desses animais e opções para se proteger. Parabéns aos caçadores que tem contribuído para o controle dessa praga no Brasil. Parabéns guerreiros!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com