Além de barato, benefícios do ovo são incontáveis

Além de barato, benefícios do ovo são incontáveis

PARTILHAR
cartela de ovos
Foto: Divulgação

Entenda por que esse alimento puxou a alta de preços de alimentos nos últimos meses e quais os benefícios do consumo de ovos

Um dos grandes impactos da pandemia recai diretamente sobre o desempenho econômico das nações e, consequentemente, sobre a renda das famílias e seu poder aquisitivo. Com as pessoas em casa, sendo obrigadas a não só enxugar o orçamento como também a prepararem suas refeições, um produto despontou desde o início desta crise como protagonista da subida dos preços dos alimentos – o ovo.

Usado para substituir as carnes, o principal fator de alta no preço desse produto, além do crescimento da procura, foi o custo de produção em um contexto de elevados preços do milho e da soja no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ainda segundo a mesma instituição, os brasileiros deverão consumir, em média, 250 ovos por pessoa em 2020.

Essa expectativa, recorde, corresponde a um aumento de 8,5%, em comparação ao ano passado, acima da média global de 235 ovos. “Importante pontuar que, apesar dessa alta de preço, o ovo é um alimento altamente democrático, acessível a qualquer classe social”, diz o médico-veterinário Eduardo Muniz, Gerente Técnico de Aves da Zoetis.

No último ano, o País produziu 49.055.709.215 unidades de ovos. Desse montante, 99,59% foram destinados ao mercado interno e apenas 0,41% às exportações. “O que esses dados nos mostram é que, praticamente, tudo o que produzimos é consumido aqui mesmo. Mas assim como aconteceu com as carnes – bovina, suína e de frango – que conquistaram importante espaço no mercado mundial, temos uma grande oportunidade de crescimento também nesse setor”, anseia Lucas Yamin, Consultor de Vendas da Zoetis.

beneficios do consumo de ovos

Por que comer ovo?

Durante mais de 20 anos, o ovo foi considerado um vilão da alimentação por ter seu consumo associado ao aumento dos níveis de colesterol no sangue e ao risco de doenças cardiovasculares.

Diversos estudos (principalmente esse: O ovo e sua contribuição na saúde humana), no entanto, mostraram que o ovo é um alimento de alto valor biológico, com vários nutrientes importantes para a saúde humana, entre eles, proteína, vitaminas e minerais.

“Além de todos esses benefícios, é gostoso e muito versátil, podendo ser consumido frito, cozido e utilizado como ingrediente em diversas receitas doces e salgadas”, completa Yamin.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com