Carneiro hidráulico: bomba artesanal permite irrigar sem gastar energia

Carneiro hidráulico: bomba artesanal permite irrigar sem gastar energia

PARTILHAR

Que tal ter uma bomba de água capaz de captar o precioso liquido num rio ou outra fonte e conseguir bombea-la a mais de 100 metros, em desnível, sem energia elétrica?

Carneiro hidráulico é um mecanismo que usa diferenças de pressão (golpe de aríete) para bombear água. O carneiro hidráulico aproveita a energia de um fluxo de água para elevar a coluna do líquido. Tem esse nome em referência ao Aríete, antiga arma medieval usada para arrombar portões de castelos, muralhas e fortalezas. Possuía geralmente uma cabeça em forma de carneiro e o bater do pistão do carneiro hidráulico lembra a batida do aríete. Seu rendimento é pequeno, tendo como vantagens um custo baixo de instalação e quase nulo o de operação. Como não precisa de uma fonte externa de energia, o carneiro pode funcionar indefinidamente a partir do momento da instalação, desde que permaneça expressivo o volume da água corrente. É utilizado principalmente para irrigação na agricultura.

Siga o infográfico e faça você mesmo.

carneiro hidraulico passo a passo

Fonte Revista Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.