Bill Gates é o Rei do Agro dos EUA, confira agora!

Bill Gates é o Rei do Agro dos EUA, confira agora!

PARTILHAR

De acordo com o levantamento realizado, Bill Gates, além de dominar a tecnologia, é o maior proprietário de terras para agricultura nos EUA.

O maior proprietário de terras voltadas para a agropecuária nos Estados Unidos não é alguém conhecido por ser um fazendeiro tradicional. Ele fez o seu nome e fortuna com a tecnologia. Sim, Bill Gates é aquele que desenvolveu o sistema Windows, da Microsoft.

De acordo com a publicação americana The Land Report, a maior área para uso específico na produção rural no país está nas mãos do casal Bill e Melinda Gates, que detêm cerca de 242 mil acres, o equivalente a 97.933 mil hectares.

Os dados sobre as posses de terra do co-fundador da empresa de tecnologia Microsoft e sua mulher estão em uma lista de proprietários privados nos Estados Unidos com base no ano de 2020. A maior parte das terras agrícolas do casal Gates está no estado da Louisiana, onde soma 69.071 mil acres. A menor está no estado do Novo México, de apenas um acre.

Quando alguém com a visão de negócio e o histórico de inovação de Bill Gates investe em um bem como esse, fica muito claro que a terra para a produção de alimentos é um ativo tão ou mais importante que a tecnologia para o futuro do planeta, se é que ainda existia alguma dúvida sobre isso.

Ao relatar a história da revista americana voltada para proprietários de terras americanos, o site britânico FarmingUK, especializado em agropecuária, menciona que a maior parte das aquisições foi feita pela empresa de investimentos dos Gates, a Cascade Investments. E que não está claro o motivo do magnata da tecnologia investir tão pesadamente em agricultura.

Apesar disso, destaca a publicação britânica, a atuação no setor não é estranha para o casal Gates. A Fundação Bill e Melinda Gates tem atuado no desenvolvimento da agricultura em países mais pobres, especialmente na África.

Dono da Microsoft se tornou também o maior proprietário de terras rurais privadas dos EUA, acumulando 970 milhões de metros quadrados em propriedades espalhadas por 18 estados.

Bill Gates, no Brasil, não faria parte dos TOP 5 maiores agropecuaristas do país

Ao anunciar entendimento para a gestão, por meio de incorporações de ações, a SLC junta aos 448,5 mil hectares atuais os 133,3 mil da Terra Santa, segundo dados, totalizando 581 mil hectares. O grupo Bom Futuro, dono de 530 mil hectares, cairá para o segundo lugar.

O Amaggi, da família do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, mantém a terceira colocação, com 258 mil/ha, e o grupo Scheffer na quarta, possuidor de 224 mil.

TOP 5 – Grupos em área plantada no Brasil:

No entanto, os ativos de terras agrícolas não são o único componente das propriedades dos Gates

Em 2017, a Cascade Investment comprou uma “participação significativa” em 24.800 acres de terras de transição na extremidade oeste de Phoenix, a cidade mais populosa do Arizona e a décima maior área metropolitana do país. A área fica perto da Interstate 10, e deve ser acessível pela Interstate 11, uma rodovia proposta que atravessaria 5 milhas da propriedade de 40 milhas quadradas. 

Na construção, o empreendimento Belmont criará uma metrópole totalmente nova, semelhante em tamanho ao subúrbio de Phoenix de Tempe, lar da Universidade do Estado do Arizona e quase 200.000 residentes. De acordo com The Arizona Republic, Belmont está projetado para incluir até 80.000 casas; 3.800 acres de espaço industrial, de escritório e varejo; 3.400 acres de espaço aberto; e 470 hectares para escolas públicas.


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com