Brangus ou Bonsmara: Quem é top heterose nesse duelo?

Brangus ou Bonsmara: Quem é top heterose nesse duelo?

PARTILHAR
Montagem Compre Rural

No quadro, “Zadra Responde”, do Giro do Boi no Canal Rural abordaram qual das raças gera mais heterose no cruzamento com Nelore? Confira a resposta.

Nesta terça, 18, o quadro “Zadra Responde”, no Giro do Boi, solucionou a dúvida de um produtor do interior de São Paulo. O pecuarista Edson Caldeira, com propriedade no município de Flórida Paulista-SP, questionou: “O que a gente poderia esperar do cruzamento da raça Brangus com o Nelore? Seria melhor a gente utilizar o Bonsmara no Nelore? O que você pensa a respeito disso?”.

A dúvida foi respondida pelo zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“Nós devemos sempre pensar, quando fazemos cruzamento, em gerar heterose máxima na progênie, ou seja, utilizar um taurino com a nossa base zebuína. Neste caso o Bonsmara vai gerar mais heterose, ou seja, uma carne macia e com maiores ganhos de produtividade do que utilizar um Brangus sobre a Nelore. Logicamente que o Brangus também tem muitos anos de seleção e este resultado também será bom, contanto que você use touros Brangus e Bonsmara provados. Lembro que a diferença entre touros é muito maior do que a diferença entre raças”, alertou.

“Para você ter um maior ganho, eu sugiro primeiramente utilizar o Bonsmara no seu gado, depois você entra com um Brangus gerando heterose e agregando genética aditiva de um Brangus, que também tem uma seleção de muitos anos”, concluiu.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com