Veja como fazer castração de bezerro usando borrachinha

PARTILHAR
Foto Divulgação.

A utilização da castração ao nascimento tem gerado grandes resultados na pecuária de corte, confira agora como realizar a castração utilizando borrachinha!

A criação de animais precoces, principalmente em sistemas com cruzamento Nelore x Angus, a técnica da castração ao nascimento permite uma uniformidade do lote e um excelente acabamento de carcaça com grandes vantagens no gancho. As técnicas para castração são vastas, mas recomendamos a utilização da borrachinha por ser menos traumático para o animal. Confira abaixo como realizar a castração com borrachinha!

A castração vem sendo amplamente utilizada na pecuária, utilizando a mesma técnica que era utilizada em carneiros, utilizamos agora no bezerro recém-nascido.  Vamos mostrar o passa-a-passo de como realizar a castração da bezerrada utilizando a borrachinha.

Para iniciar o sistema de castração da bezerrada, você irá precisar ter em mãos alguns equipamentos, eles são facilmente encontrados no mercado para venda. Compre um alicate próprio e as borrachinhas. Elas custam em média R$ 60,00 o pacote com 100 unidades.

O funcionamento, basicamente é que um anel elástico contrai o fluxo de sangue para os testículos e escroto, deixando tais órgãos morrerem e caírem em cerca de 2 semanas. É uma boa ideia pedir a ajuda de um veterinário ou fazendeiro experiente se você nunca fez isso.

Como realizar a castração com borrachinha

Compre um elastrador de uma loja de material de fazenda e rancho. É um instrumento de metal que é utilizado para fixar a liga de borracha em torno do escroto.


Compre ligas de castração.
 Não use material de escritório doméstico. As ligas devem ser suficientemente espessas e fortes para levar à castração dentro de algumas semanas.

  • Guarde as suas ligas de castração na geladeira até que estejam prontas para o uso. Isto irá evitar que a borracha quebre.

Peça ao seu veterinário local para fornecer analgésico e toxina antitetânica. Você vai precisar de um spray antisséptico, em caso de infecção. Leve o seu bezerro ao veterinário no primeiro sinal de uma infecção.

Planeje castrar seu bezerro após alguns dias do nascimento. Eles atingem a maturidade sexual com 12 meses de idade ou até menos. A castração é muito indicada para animais precoces.

  • Certifique-se de que ambos os testículos desceram antes de ligar o seu bezerro. Você pode ter um bezerro de escroto curto se um testículo for empurrado para dentro da cavidade da barriga.

Administre uma dose de aspirina (para adultos) ou de Banamine meia hora antes de fazer o procedimento. A liga é dolorosa para o bezerro então administrar anti-inflamatórios pode reduzir o desconforto. Para reduzir a dor ainda mais, você pode dar lidocaína e entorpecer a área durante o período.

Dê uma dose 1 cc de antitoxina tetânica para prevenir o tétano.

Mergulhe sua liga de castração em álcool durante 5 minutos antes de colocá-la no elastrador.

Peça a um amigo para ajudá-lo segurando o bezerro. Coloque-o no colo do ajudante, de modo que sua barriga fique para cima e suas patas dianteiras contidas.

Prenda o elástico para os dentes da frente do elastrador. Aperte as alças do elastrador para expandir a liga.

Insira o escroto e os testículos dentro da faixa de borracha. Mova a alavanca do elastrador mais perto da base do escroto.

Certifique-se de que ambos os testículos estão dentro da faixa antes de soltar o elastrador. Além disso, certifique-se de que os mamilos estão fora da liga.

Solte o aperto do elastrador lentamente. Mantenha-o esterilizado para evitar infecção.

Removendo o Escroto

Corte a liga logo após a ligação, se você acha que não fez direito. Não espere até que a constrição comece a aparecer. Se um mamilo está dentro da tira de borracha ou um testículo for empurrado para cima, você deve substituí-la corretamente. 

Confira diariamente por sinais de infecção. Use spray com antisséptico se a área parece muito inflamada. Administre o alívio da dor de antemão, uma vez que isto vai ser doloroso para o bezerro.

Verifique se o escroto está começando a cair. O escroto vai começar a murchar. Se o escroto está pendurado por um fio fino de tecido, você pode removê-lo cirurgicamente com um bisturi e aplicar anti-séptico.

Confira a sequencia de imagens que ilustram o procedimento

Vejas as dicas do próprio idealizador do Programa Touro Zero, o médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro, da Estância Espora de Prata, em Ariquemes -RO. No sistema criado por ele, os animais são castrados ao nascimento.

“Estou fazendo a castração com anéis de borrachinha, o mesmo sistema usado em carneiros, no bezerro recém-nascido. Você confere se os testículos desceram e, com 15 dias no máximo, isso já cai”, disse o profissional no exemplo em vídeo.

“Tem um alicate e a borrachinha. Você compra isso no mercado e coloca de forma que você tenha certeza que os dois testículos passaram por dentro, aí você solta a borrachinha. Ela vai elastrar a pele, vai elastrar todos os nervos, todos os vasos (sanguíneos) e o cordão espermático. O bezerro vai ficar incomodado ali umas três ou quatro horas, vai balançar a cabeça, porque é um corpo estranho apertando. Mas de 20 dias para frente, vai cair todo o testículo e vai ficar cicatrizado. É menos traumático (do que a castração cirúrgica no canivete), é limpo e fácil de ser utilizado”, observou.

“Então pode castrar, sim, com a borrachinha, como pode fazer também o sistema cirúrgico no canivete. O importante é que você castre o seu bezerro, dê condições, trate bem ele e venda uma carne premium. O mercado está aí para absorver tudo isso com qualidade. Vamos ganhar bônus”, incentivou o veterinário Ademir Ribeiro.

Dicas sobre castrações de animais

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com