Castração de bovinos: Vantagens e desvantagens

Castração de bovinos: Vantagens e desvantagens

PARTILHAR
confinamento-cruzamento-industrial-angus-nelore
Foto: AGROinBLUE

A castração de bovinos sempre foi um dilema na pecuária e, agora, ganhou mais um questionamento: “castração ao nascimento é uma boa técnica?”.

A castração dos bovinos é um tema que sempre gera discussão. Diante disso, tenho apresentado diversas abordagens sobre o assunto. Hoje, vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de se realizar a castração dos bovinos.

Os dois trabalhos de pesquisa abaixo, que comparam animais castrados (imunocastração e castração cirúrgica) e ainda não castrados até o abate, esclarecem as vantagens e desvantagens de se castrar ou não, onde podemos repensar conforme prêmio a receber pelos castrados, se adotamos ou não tal pratica e qual idade. Esse material foi cedido pelo Alexandre Zadra, especialista em melhoramento genético e fundador do Cross Breeding.

Quando comparado a imunocastração com a castração cirúrgica, foi encontrado um melhor resultado para o peso bruto e rendimento da picanha, quando utilizado a primeira técnica. Devido a isso, os resultados indicam que a imunocastração pode ser adotada como manejo alternativo à castração cirúrgica de animais Nelore e cruzados (Nelore x Aberdeen Angus), terminados em confinamento, com fins de melhorar o rendimento de produtos de alto valor comercial da indústria brasileira de carne bovina.

zadra_270319-b
Animais castrados prontos para o abate com acabamento desejado

Clique aqui e confira o artigo de Giulianna Zilocchi Miguel, na íntegra, em PDF

Castração ao Nascimento

Pelos estudos de nível sérico de testosterona, podemos concluir que castrar ao nascimento ao invés de se castrar na desmama causa menos estresse aos bezerros e não há diferenciação de desempenho até a desmama.

Em conversa com o médico veterinário e consultor, Ademir Ribeiro, responsável pela Estância Espora de Prata, onde é feita a castração ao nascimento, ele fala da importância da técnica para a produção do superprecoce. “Os animais cruzados, quando castrados ao nascimento, eles atingem um peso de 17@ em apenas 13 meses”, ressaltou ele em nossa conversa.

Leia também:

A depender da premiação recebida pelos criadores que abatem animais castrados até os 14 meses de idade, devemos olhar a castração com bons olhos, pois a maior concentração de testosterona num animal inteiro se dá após os 17 meses, quando os inteiros realmente são mais eficientes.

0000-zadra_270319
Animais castrados prontos para o abate com acabamento desejado

Clique aqui e confira o artigo de Aline Domingues Moreira, na íntegra, em PDF

Com informações do Cross Breendig

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com