Central divulga lista de touros TOP fertilidade

Central divulga lista de touros TOP fertilidade

PARTILHAR
Foto: ABS Pecplan

IATFmax classifica novos touros superiores para fertilidade, ao todo, são 47 animais com a certificação, incluindo 12 novidades na lista e 2 touros que subiram de categoria.

A ABS anunciou esta semana a lista atualizada de touros certificados pelo IATFmax, sistema de avaliação da fertilidade de touros da ABS. O levantamento mostra crescimento dos animais com a certificação. Após o processamento de novas informações, a lista atingiu 47 reprodutores certificados para a característica. A classificação, com base científica, garante resultados acima da média em IATF, oferecendo aceleração do melhoramento genético nos rebanhos.

De acordo com o levantamento, 12 novidades aparecem na lista. Para a categoria IATFmax+, classificaram-se os touros Baruck, Kito da CNE, MSX Beef, Protege 306, Vasco, Vingador e Zap. Já na categoria IATFmax+3, passaram a ser contemplados os touros Ramesses e West Coast. Por fim, na categoria mais avançada, IATFmax+6, os novos integrantes são Blackbeef, Final Cut e Frontero. Além disso, dois animais subiram de categoria em relação à avaliação anterior. Foram eles: Gala e Rubaiah, que agora são IATFmax+3.

“Atingimos 1,5 milhões de informações coletadas a campo, dados que passam por uma avaliação estatística robusta, e, assim, certificamos os touros. E o melhor é que o IATFmax oferece informações sólidas e confiáveis de forma muito rápida, o que permite que o touro seja avaliado na própria safra em que é usado”, descreve o gerente Técnico e Ferramentas Genéticas Corte da ABS, Cristiano Ribeiro, ressaltando que a lista de touros é atualizada três vezes por ano.

O gerente de Mercado e Contas Chave Corte da ABS, Gustavo Morales, também destaca que a credibilidade das informações do IATFmax e o diferencial da certificação em possibilitar que touros jovens sejam avaliados. “Quanto mais cedo os animais se certificarem, maior será a contribuição do touro para o mercado, seja em número de filhos ou em melhoramento do rebanho. Estamos aliando avaliação genética e fertilidade: é tudo que o criador busca”, completa.

Os novos touros certificados foram anunciados esta semana durante o Encontro IATF, promovido pela ABS em Uberaba (MG). O evento reuniu mais de 100 profissionais, veterinários e técnicos, responsáveis pela maior fatia dos protocolos de inseminação feitos em todo o país.

“A fertilidade é, sem dúvida, a característica mais buscada atualmente. Ela representa muita eficiência e produtividade em rebanhos de qualquer tipo de sistema de produção. Percebemos que quando identificamos touros superiores em fertilidade, eles diretamente se tornam líderes de venda e com valor agregado, de excelente custo benefício. E nós estamos sempre em busca desses dados com a confiabilidade que o cliente precisa”, afirma Marcelo Selistre, gerente de Produto e Projetos Corte Europeu da ABS.

IATFmax. A ABS criou, de forma pioneira, o Selo IATF em 2011. E em 2018, apresentou a evolução para o IATFmax, uma avaliação estatística robusta e confiável que identifica touros de fertilidade superior para IATF. A análise científica é desenhada com interação de vários fatores que impactam a eficiência reprodutiva, conjugando os dados individuais dos touros com informações como categorias de vacas e escore corporal. Os touros IATFmax+ (touros com fertilidade acima da média em até 2,99 pontos percentuais), IATFmax+3 (touros com fertilidade a partir de três pontos percentuais superior à categoria IATFmax+) e IATFmax+6 (touros com fertilidade a partir de seis pontos percentuais superior à categoria IATFmax+).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com