Churrasco: Aprenda a deixar o coxão mole macio, vídeo!

PARTILHAR

Raramente alguém pensa no coxão mole como um corte para o churrasco. Veja como surpreender a galera com um churrasco de Coxão Mole macio!

Fazer churrasco com carnes baratas não é fácil, especialmente em tempos de pandemia e preços nas alturas. Raramente alguém pensa no coxão mole como um corte para o churrasco. Picanha, alcatra, maminha e costela são apenas alguns dos cortes que a maioria dos churrasqueiros e churrasqueiras levaria ao fogo primeiro.

Porém, o coxão mole pode ser uma excelente alternativa para o seu churrasco, pois rende grandes bifes que serão muito apreciados grelhados pela sua maciez e suculência. Além disso, o coxão mole tem um preço menor que carnes como a picanha, auxiliando na economia. 

A escolha de corte foi o coxão mole. Localizado na parte traseira do animal, uma peça também é conhecida como chã de dentro. “O coxão mole apresenta certa maciez, mas precisa de uma ajudinha para entrar na grelha”.

Segundo o churrasqueiro, a dica de ouro está no amaciamento. No próprio açougue é possível pedir para o profissional passar o corte pelo chamado amaciador mecânico.

Caso o estabelecimento perto da sua casa não ofereça essa opção, faça você mesmo.

Funciona assim: coloque o coxão mole sobre uma tábua e, para evitar que vá pedacinhos de carne para todos os lados, cubra com um papel manteiga ou filme plástico .

Bata em um só lado da carne com um martelinho próprio ou com a parte de trás da faca (nunca com a lâmina). Faça movimentos rápidos, curtos e leves:

“Não esmague nem destrua a carne. Você vai perceber que ela logo ficará macia porque quebramos o colágeno que segura como fibras. “

A dica também pode ser aplicada para preparar bife à milanesa ou o grelhado do dia a dia.

Como dar sabor e assar

Após esse pré-preparo, é hora de acender a churrasqueira e temperar a carne. Para cada quilo de coxão mole, misture uma colher de chá de sal, meia de pimenta-do-reino, meia de tempero completo (receita abaixo) e um terço de extrato de tomate. “É só um pouquinho para dar cor e sabor”.

De acordo com Bruno, a carne amaciada absorve bem os sabores. Passe a mistura dos dois lados, mas sem exagerar para não perder o gosto natural do boi, que, lembrando, está caro.

Deixe o coxão mole temperadinho na geladeira por no mínimo uma hora. Quando o fogo estiver me brasa, coloque o corte na grelha e deixe-o caramelizar de três a quatro minutinhos de cada lado.

Tempero completo

Na primeira temporada de Vai Ter Churras , Bruno ensinou a fazer uma saborosa mistura para ter sempre à mão na geladeira.

No liquidificador, ele bate duas cebolas, uma cabeça de alho, três folhas de louro, uma pimenta à escolha do cozinheiro inteira (com sementes e tudo), meia colher de chá de sal e 100 mililitros de óleo de milho.

Quem quiser pode adicionar salsinha, cebolinha e coentro. Guarde uma pastinha pronta num pote bem higienizado e deixe refrigerador. Dura até três meses.

Substitutos da Picanha

A picanha pode ser uma estrela, mas ela não é obrigatória para um churrasco de sucesso. Existem cortes que podem ser tão gostosos quanto ela se bem preparos e possuem um custo menor, vamos ver alguns deles?

Contrafilé

Não há elogios suficientes ao contrafilé que façam justiça. Essa carne tem um ótimo custo-benefício, pois é muito saborosa e suculenta, sendo ideal para churrascos. Não é por acaso que nossos irmãos uruguaios e argentinos sejam tão fãs desse corte.

O contrafilé pode ser feito em bifes ou a peça inteira, mas sempre deve ser servido mal passado ou ao ponto para não ficar seco.

Maminha

A maminha é uma carne com um gosto mais suave e que já entrou para o churrasco de muita gente por ser mais acessível. Ela é uma ótima opção para churrascos com muitas pessoas e deve ser servida ao ponto.

Coxão mole

Raramente alguém pensa no coxão mole como um corte para o churrasco. Picanha, alcatra, maminha e costela são apenas alguns dos cortes que a maioria dos churrasqueiros e churrasqueiras levaria ao fogo primeiro.

Porém, o coxão mole pode ser uma excelente alternativa para o seu churrasco, pois rende grandes bifes que serão muito apreciados grelhados pela sua maciez e suculência.

Fique Ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa , no UOL Jogue ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para atualizações como atualizações fresquinhas).

Fonte: UOL Nossa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com