Com confinamento de bezerro o seu lucro aumenta

Com confinamento de bezerro o seu lucro aumenta

PARTILHAR
Confinamento e Boitel VFL BRASIL. Foto: Marcella Pereira

Saiba aqui como produzir mais resultados com estratégias de recria e confinamento de bezerros. Por que elas são tão importantes para a fase de engorda do boi?

O confinamento de bezerros na recria visa impulsionar ainda mais desenvolvimento no animal para que ele possa dar retorno com o máximo do seu potencial genético. Você já sabe que o balanceamento nutricional é o principal fator para produção de bovinos de corte. Mas você sabe como fazer o manejo adequado dessas estratégias para ter cada vez mais lucro?

É fato que a falta de chuvas compromete a oferta e a qualidade dos pastos. E o que temos observado no País, de alguns anos para cá, são períodos de estiagem cada vez mais secos e prolongados, o que acaba afetando o planejamento da propriedade e, consequentemente, o desempenho de bezerros recriados a pasto. Há uma saída, porém. O pecuarista pode optar por recriar bezerros sob regime de confinamento, excelente alternativa para manter o bom desempenho zootécnico durante a seca. É uma estratégia que contribui, também, para encurtar o ciclo produtivo e melhorar a rentabilidade da fazenda.

Os Benefícios do Confinamento de Recria

O Confinamento possibilita uma série de benefícios para os sistemas produtivos de recria e engorda…

Diluição dos custos fixos, ampliação das janelas de compra, alívio da carga no momento crítico de rebrote das pastagens. Tudo isto, elevando-se o peso dos bezerros e preparando-os para o confinamento no próximo ano. Estas são vantagens que impactam diretamente nos resultados da fazenda e que podem ser obtidas com uma prática ainda pouco utilizada no Brasil: o confinamento de recria.

Pois reduz o tempo de permanência dos animais na fazenda

O principal objetivo do confinamento de recria é de preparar os animais, durante o período das secas e início das águas, para a entrada no confinamento de engorda no próximo ano. E isso é muito importante para os resultados de toda a operação. Caso os bezerros terminem o período das secas com um desempenho baixo e entrem nas águas com o peso muito leve, pode haver grandes dificuldades de inserir este animal adequadamente no confinamento de engorda do próximo ano.

É importante que isso não aconteça porque ele acabará permanecendo na fazenda por mais um período de águas e por mais um de secas. Isso alonga o ciclo produtivo, afetando negativamente os resultados financeiros e operacionais da sua fazenda.

A estratégia de confinar a recria pode ser a solução!

Por que o confinamento de bezerros funciona?

Porque ele intensifica o ganho do peso na antes do período de engorda! Por exemplo, para que o animal desmamado ao fim do período das secas, com peso de cerca de 180 kg, alcance o peso ideal para entrar no confinamento de engorda, de aproximadamente 380kg, será necessário que ele ganhe 200kg em um período de seis meses. Ou seja, cerca de 1@/mês. Para sustentar este ganho elevado neste curto espaço de tempo, trabalhar com a recria confinada pode ser a estratégia ideal.

Recria confinada para a diluição dos custos fixos

Outro benefício gerado por esta estratégia refere-se aos custos da operação. O confinamento de recria possibilita utilizar toda a capacidade ociosa do confinamento de engorda do boi. Ele se inicia quando o número de animais confinados para engorda já está sendo reduzido com o envio dos animais para o abate.

Como os custos fixos já foram alocados para o confinamento de engorda, pode-se considerar que os bezerros apresentam custo fixo praticamente igual a zero, o que reduz o custo da @ produzida em 15-20%! Os resultados do negócio, é claro, são mais uma vez beneficiados por mais esta vantagem.

Ampliação da janela de compras da fazenda

Para fazendas de recria-engorda, o confinamento de recria possibilita outra grande vantagem: aproveitar as oportunidades de compra de bezerros em épocas em que seu preço está mais baixo. Isto ocorre porque este confinamento possibilita comprar animais mesmo que não se possua estoque de pasto seco suficiente ou mesmo que as chuvas ainda não tenham iniciado para possibilitar a alocação de animais nas pastagens. Com uma janela maior para compras e melhores possibilidades, o custo de compra é reduzido e o resultado, mais uma vez, é otimizado.

Aliviação da carga no momento crítico de rebrote das pastagens

O final do período das secas que culmina com o início das chuvas é o momento mais crítico para as pastagens. Isto se dá devido ao fato de que neste momento as plantas direcionarão grande parte da reserva de suas raízes para a emissão das primeiras folhas verdes, de forma que estas folhas possam realizar a fotossíntese e se tornem autossuficientes.

Porém, se neste momento houver animais pastejando nestas áreas, eles direcionarão o pastejo para o consumo destas folhas, fazendo com que a planta gaste o resto de nutrientes que possuí para emitir novas folhas verdes, que se consumidas, podem implicar no processo de degradação das pastagens. Por isso o confinamento de recria possibilita, ao manter um grande volume de animais confinados, que estas plantas se estabeleçam devidamente em um processo de autossuficiência, para o posterior suporte a este rebanho.

No mínimo, mesmo que ainda haja animais pastejando, este número será menor, melhorando as condições de sustentabilidade da pastagem.

Maior produtividade do Rebanho e aumento dos lucros da fazenda

A engorda em confinamento do boi ainda na fase de recria impacta diretamente nos resultados do negócio e possibilitando que ele se torne ainda mais lucrativo. Por todos estes motivos não há dúvidas do quão benéfico para a produtividade e o resultado da operação o confinamento de recria pode ser. Ele permite:

  1. Maior giro de estoque: por causa do aumento da rotatividade/ abate;
  2. Redução do custo por animal: com a diluição dos custos, maior espaço de manobra na reposição, com a ampliação da janela de compras;
  3. Alívio da carga nos momentos críticos das pastagens: contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

Caso tenha interesse em implantar este método, entre em contato com um técnico que pode lhe auxiliar na implantação deste sistema, além de contribuir em diversos outros aspectos para o seu negócio. Tudo customizado para sua fazenda e para o incremento do resultado financeiro do seu negócio.

Adaptado da Prodap

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com