Com margens negativas, processadores de soja do Brasil param produção

PARTILHAR
Foto: Divulgação

É reflexo da fraca demanda doméstica por biodiesel e dos altos estoques de óleo vegetal nos locais de produção, dizem analistas.

Algumas processadoras brasileiras de soja interromperam temporariamente as atividades depois que as margens de esmagamento ficaram negativas, o que é reflexo da fraca demanda doméstica por biodiesel e dos altos estoques de óleo vegetal nos locais de produção, disseram dois analistas nesta quarta-feira.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) confirmou o movimento, dizendo à Reuters que alguns de seus membros anteciparam paradas programadas para manutenção -que tradicionalmente acontecem no final do ano –uma vez que os preços do óleo de soja caíram e os valores da soja em grão permaneceram altos, achatando as margens das empresas.

Victor Martins, gestor de risco da HedgePoint Global, disse que o Brasil tem mais de 99 unidades de esmagamento de soja, acrescentando que mais de 10 tiveram atividades interrompidas, porque os preços globais do óleo de soja caíram após o aumento nos estoques de óleo de palma da Indonésia.

Ambos os óleos competem nos mercados de exportação.

“Os processadores foram pegos de surpresa com um súbito excesso de oferta de óleo de soja e farelo de soja no mercado, pressionando as margens de esmagamento para seus níveis mais baixos desde julho de 2021”, disse ele à Reuters.

A Abiove disse não poder quantificar o volume comprometido com as paralisações, mas afirmou que poderia revisar as previsões de processamento de soja para 2022 à medida que cheguem novos dados e esses reflitam as mudanças no mercado.

Por enquanto, a Abiove ainda vê as empresas processando um recorde de 48,9 milhões de toneladas de soja este ano, disse o economista-chefe Daniel Amaral.

“Neste momento, o governo não só deveria elevar a mistura como já trazer uma perspectiva do B15 para 2023. É neste momento que a indústria deveria receber um sinal claro da política pública”, disse Amaral, referindo-se à atual proporção de 10% do biodiesel no diesel e a expectativa de mudança para 15% no próximo ano.

Eduardo Vanin, analista da Agrinvest, foi informado de que pelo menos oito unidades em cinco Estados foram paralisadas devido a margens ruins e baixa demanda por biodiesel.

Isso representaria cerca de 15 mil toneladas a menos de capacidade diária de processamento no Brasil, disse ele citando traders.

A capacidade de processamento de soja diária total do Brasil é de 202,3 mil toneladas, segundo a Abiove.

Para Vanin, as unidades paradas poderiam assim permanecer por um período de 30 dias, ou até que a demanda por óleo se restabeleça e os estoques comecem a ser comercializados.

Fonte: Reuters

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com