Como Caçar Javali: 4 Maneiras Infalíveis

Como Caçar Javali: 4 Maneiras Infalíveis

PARTILHAR
Foto Divulgação.

A única forma de controlar essa praga é com a caça, mas primeiro é preciso saber qual método escolher. Conheça 4 maneiras infalíveis para caçar os javalis!

Os javalis selvagens (Sus scrofa) são animais exóticos, agressivos, muito inteligentes e multiplicam-se rapidamente, tornando-se uma praga. Sendo assim, após se estabelecerem no terreno é muito difícil livrar-se deles. Mas nem tudo está perdido, pois é possível controlar a sua população através da caça. Neste artigo falaremos sobre as 4 maneiras mais eficientes de caçar javalis e seus híbridos: a noite, na espera, com cachorro ou armadilha. Continue lendo para ver todos os detalhes de como caçar javali.

A importância da caça ao javali

Quem mora no campo sabe o quanto os javalis são nocivos para o meio ambiente. Reviram os campos, sujam as nascentes, transmitem doenças e comem praticamente tudo o que encontram pela frente: De ovos de pássaros silvestres a filhotes de veados recém-nascidos. Além dos danos ao meio ambiente o javali também destrói lavouras de todo o mundo, causando enormes prejuízos. O malefício é tanto que praticamente todos os produtores rurais e conservadores da natureza desejam ver esta espécie exterminada do Brasil. Infelizmente, este é um desejo impossível.

O javali é caçado a milhares de anos na Europa e na Africa e mesmo assim sua população continua aumentado. Estimativas indicam que o número de javalis na Europa cresce entre 5% a 15% por ano, mesmo com 7,5 milhões de caçadores ativos. Diante disto, autoridades europeias recomendam o recrutamento de novos caçadores como estratégia para diminuir a densidade populacional desta espécie. Nos EUA a caça também é extremamente popular e mesmo com toda a tecnologia empregada (helicópteros, visão noturna e armas modernas), os caçadores não conseguem controlar a população de javalis.

No Brasil, temos cerca de cerca de 30 mil caçadores regulamentados. Ou seja, temos uma área territorial semelhante a da Europa, com uma fração de apenas 0.4% de caçadores.

Atualmente caçar javali legalmente no Brasil é uma tarefa um tanto burocrática, sendo necessário que o o caçador tenha o cadastro no IBAMA (a chamada “carteirinha” de caça). Além disso, para utilizar armas de fogo na caça, também é necessário ter o Certificado de Registro no Exército (CR).

Pronto para ver como começar a caçar javali e ajudar no controle dessa espécie invasora?

COMO CAÇAR JAVALI A NOITE

Esta talvez não seja a maneira mais fácil em si, mas é uma forma que não demanda muito preparo anterior. Com os equipamentos adequados é possível realizar um bom controle. Caçar javali a noite é a melhor opção para pessoas que não dispõe de muito tempo, recursos ou moram longe da área de caça.

Hábitos do javali

Antes de vermos como caçar javali a noite, precisamos entender os hábitos desta espécie. O javali ou javaporco não costuma ser muito ativo durante o dia, especialmente em períodos quentes. Além do mais, em fazendas onde eles são caçados com certa frequência, seus hábitos passas a ser totalmente noturnos. Portanto, durante a madrugada eles saem para fazer as suas atividades e buscar comida.

Equipamentos para a caça noturna

A caça do javali durante a noite é muito eficiente com dispositivos de visão noturna visão térmicas disponíveis. Infelizmente estes tipos de miras são proibidas no Brasil e controladas pelo Exército, mas é possível comprá-las pela internet. Como alternativa, e para não infringir a lei, falaremos de um outro método que é mais barato e totalmente permitido: O Silibrim.

O que é o silibrim?

O Silibim é basicamente um farolete de mão alimentado por uma bateria de carro acomodada em uma mochila. Pode ser feito em casa com um farol de milha automotivo ou comprado facilmente pela internet.

Silibim para caçar javali a noite

Dizem que o nome “Silibrim” surgiu a partir da década de 60, onde equipes policiais adaptavam faróis de carro ligados por um fio ao acendedor de cigarros. Estes faróis vinham com a inscrição “sealed beam”, que significa invólucro lacrado. A partir daí o termo se popularizou em uma forma aportuguesada: Silibrim.

Caça com silibrim

A técnica de caça utilizando o silibrim consiste basicamente em percorrer e iluminar os campos em busca de javalis. Essa busca pode ser feita à pé ou sobre uma caminhonete. É um método de caça para ser desempenhado por duas ou mais pessoas: Um iluminador e pelo menos um atirador.

Para facilitar a localização dos animais, você pode percorrer o terreno durante o dia em busca de rastros. Procure por pegadas, fuçadas ou excrementos. Durante a noite é importante mover-se silenciosamente até os locais previamente identificados e então iluminar a área. Após localizar um javali, não deve-se tirar o foco até que o atirador efetue o disparo. Não deixe que ninguém atravesse na frente da luz. Qualquer interrupção da luz pode fazer com que o bicho fuja imediatamente.

Os truques acima são os mais importantes para uma caçada noturna de sucesso, utilizando o silibrim. Ademais, com o tempo você e sua equipe irão aprendendo novas táticas e obter cada vez mais êxito nas caçadas de javali.

COMO CAÇAR JAVALI NA ESPERA

Ao contrário da caça com silibrim, nesta técnica esperamos o javali vir até nós. Este é um método que exige bastante tempo disponível, além de paciência e alguns materiais.

A primeira etapa é identificar os locais frequentados pelos javalis na propriedade. Pegadas, fuçadas ou excrementos podem indicar que os animais vivem na área. Com estes locais identificados, escolha um que não permita o acesso do gado e outros animais de criação. Também é importante que seja um local plano, com possibilidade de fazer um esconderijo em uma distância de tiro adequada. Preferencialmente, o esconderijo deve ser feito no alto de algum barranco ou sobre uma arvore.

Preparando a ceva

A ceva deve ser preparada em um lugar plano e de acesso relativamente fácil para que os alimentos sejam levados. Primeiramente, limpe a área criando uma clareira. Corte o mato e os arbustos deixando tudo bem limpo em um raio de pelo menos 10 metros. Contudo, é importante poupar algumas arvores retas no centro.

Com a área limpa, é a hora de começar a ceva de fato. Você vai precisar de:

  • Cano de PVC 200mm (2 metros);
  • Cano de PVC 100mm (1 metro);
  • Tampas para os canos de 100 e 200mm;
  • 2 tábuas de aprox. 30 x 60cm;
  • Alguns metros de corda fina ou arame;
  • 50kg de milho em grão;
  • 5kg de sal grosso;
  • 20kg de aipim, batata-doce e/ou abóboras.

Com o material no local, fixe os canos nas árvores do centro da clareira, com ajuda da corda ou arame. Sob cada um dos canos, coloque uma tábua. Fixe-as no chão utilizando estacas feitas com galhos de árvores. É importante utilizar um graveto deitado para criar uma distância entre a boca do cano e a tábua. Isto permitirá um escoamento controlado do milho e do sal.

O cano maior deve ser enchido com o milho e o menor com o sal. O aipim, batata-doce e/ou abóboras devem ser cortados em fatias grossas e colocados em um monte nas proximidades de ambos os canos. Você poderá cobri-las com um pouco de milho e sal.

Com a ceva feita, você deverá verificar o local pelo menos uma vez por semana. Veja se os javalis estão frequentando a área e complete os alimentos. Percebendo que a ceva já está funcionando, é hora de construir um abrigo ou esconderijo.

Construindo o esconderijo

O esconderijo deve ser feito à uma distância razoável de tiro e preferencialmente no alto. É importante que você não precise passar pela ceva para chegar no abrigo.

É possível improvisar um abrigo com materiais encontrados na própria natureza, como galhos de árvores, folhas de coqueiro ou xaxim. Também é interessante colocar uma lona na parte superior, para poder utilizar o esconderijo em dias chuvosos.

Fazendo a espera dos javalis

Com todas as etapas concluídas é a hora de fazer a espera dos javalis. Muito provavelmente, você terá que fazer isto durante a noite, salvo se os javalis da sua região não forem ariscos. Esta é uma tarefa boa para fazer em dupla, já que após escutar os animais na ceva deve-se iluminar e atirar com agilidade.

Acima de tudo, não passe pela ceva antes de entrar no abrigo. Não converse e não faça barulho durante a espera. Não utilize perfume. Evite fumar e utilizar repelente. Lembre-se que o javali tem excelente audição e um olfato superior ao de um cachorro farejador. Se ele perceber a presença humana, irá fugir.

COMO CAÇAR JAVALI COM CACHORRO

Embora a espera seja uma ótima maneira de reduzir a população de javalis, exige muito tempo, paciência e não resultará na captura de 100% dos exemplares em sua propriedade. Por outro lado, o uso de cães de caça pode resultar na eliminação quase total dos porcos. Contudo, para caçar javali com cachorro é necessário habilidade, estratégia, além de buscas consistentes em longas caminhadas campo adentro.

Caçar com cães é cultural

A tradição de caçar com cães no Brasil se estende desde a chegada dos primeiros colonos e fazendeiros. Através do tempo, foram importadas, adaptadas e até desenvolvidas raças para a caça tupiniquim como o Veadeiro Pampeano (Bianchini) e o Foxhound Brasileiro. Os cachorros de caça foram utilizados, desde a colonização do país, para a caça de subsistência, para proteger lavouras, por esporte e mais recentemente para fins de controlar a população de javalis. Da mesma forma como na Europa e nos EUA, o Brasil também tem uma longa tradição no uso de cães de caça.

Mas como caçar javalis com cães?

Após o emprego de outros métodos de caça, os javalis remanescentes de uma grande propriedade tornam-se muito difíceis de capturar. No entanto, uma boa matilha guiada por um caçador experiente pode encontrá-los. Pode demorar um pouco, mas com paciência e bons cães, os porcos restantes serão encontrados e abatidos pelo caçador.

Antes de começar a caçar com cães, é importante lembrar que os javalis são agressivos e atacam quando sentem-se ameaçados. Portanto, os cachorros devem ser equipados com coletes e colares de proteção. No mercado também existem equipamentos que facilitam muito a caça com cachorros. Como exemplo, podemos citar o Garmin Astro que é composto por um GPS e coleiras para os cães. Esse aparelho ajuda na localização de cada cão da matilha, e consequentemente dos próprios javalis.

Cachorro de caça com colete e coleira GPS

A desvantagem de caçar javalis com cachorro é que leva tempo e dá trabalho. Por outro lado, é um método divertido e extremamente necessário. Isto porque alguns javalis tornam-se espertos demais para serem capturados de outras maneiras. Dito isto, se a caça com cães for usada em conjunto com outros métodos descritos aqui, pode ser uma maneira extremamente eficaz de controlar a população de javalis da sua fazenda.

COMO CAÇAR JAVALI COM ARMADILHA

Embora a armadilha seja um dos meios mais eficiente de capturar os javalis de um terreno, deve se utilizada em conjunto com outras técnicas de caça. Isto porque os javalis são extremamente inteligentes e alteram seus padrões de atividade. Um animal que teve uma experiência anterior com armadilhas ou viu outro exemplar ser capturado, jamais será pego desta forma.

Jaula curral modelo pampa

Se feita corretamente, a armadilha pode resultar na captura de uma grande quantidade de porcos. Por outro lado, uma armadilha mal planejada será um desperdício de tempo e pode tornar os javalis mais difíceis de serem pegos. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente, comandado pelo Ministro Ricardo Salles, publicou uma instrução normativa contendo um modelo recomendado. Trata-se da jaula curral modelo pampa, uma armadilha grande, resistente e muito eficaz.

Armadilha para javali: Jaula curral modelo pampa

Para obter sucesso, a captura de javalis deve ser realizada usando armadilhas robustas e projetadas para que nenhum porco escape. A jaula deve ser grande o suficiente para que a maioria dos porcos do grupo sejam capturados ao mesmo tempo. Lembre-se que os javalis são extremamente inteligentes. Se um porco escapa de uma armadilha ou observa outros javalis sendo capturados, se tornará muito arisco. Provavelmente, este javali nunca mais cairá em uma armadilha pelo resto da sua vida. Como consequência terá que ser capturado com outro método, principalmente como uso de cães de caça.

Armadilhas mais sofisticadas

Existem diversos outros modelos de armadilhas na internet, que você pode se espelhar para construir a sua. Alguns modelos mais sofisticados inclusive podem ser acionados remotamente. Isto é útil em conjunto com uma câmera de trilha que envia as fotos diretamente para o seu celular. Desse modo, você saberá qual o momento exato de acionar a armadilha, capturando todos os javalis do grupo. Com sorte é possível pegar mais de 10 suínos de única vez.

Embora pode sair um pouco caro, capturar javalis em armadilhas geralmente não dá tanto trabalho quanto caçá-los de outras maneiras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como falamos no início do texto, para caçar javali legalmente o praticante precisa fazer o cadastro no IBAMA e tirar o Certificado de Registro de Caçador, caso deseje utilizar armas de fogo. Se você ainda não tem, acesse este artigo e veja como tirar o seu CR.

Em conclusão, não existe um único método que seja completamente eficaz para controlar a população de javalis. E ao contrário do que afirmam os “protetores dos animais” e “ambientalistas de apartamento”, não é possível fazer este controle do javali apenas com armadilhas. Eles são animais espertos, que aprendem rápido. Com muita facilidade aprendem a identificar armadilhas e jamais serão pegos desta forma. Consequentemente, o uso de cães de caça torna-se parte fundamental da estratégia de controle. E não há o que se preocupar, existem coletes e colares que os protegem dos dentes dos javalis. Além de que os cães de caça ficam muito felizes em rastrear os porcos. Suas raças foram desenvolvidas exatamente para isso.

Para caçar javali legalmente é preciso ter CR

O ideal é que sejam empregados diversos métodos de caça em conjunto, objetivando a eliminação de 70% da população de javalis a cada ano. Isso é importante apenas para manter os números estáveis, já que esta espécie se reproduz muito rapidamente.

O que você achou dessas 4 maneiras de caçar javali? Existe alguma outra? Conta pra gente!

Compre Rural com informações do Legalmente Armado

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com