Vídeo mostra abate de javalis com helicóptero

Vídeo mostra abate de javalis com helicóptero

PARTILHAR
Foto Ilustrativa

A praga do javali está assolando todo o mundo, uma verdadeira devastação e grande prejuízo, não há outro meio se não o abate desses animais, confira o vídeo!

Eles destroem as plantações e propriedades, comem espécies ameaçadas e espalham doenças para animais e seres humanos. Uma verdadeira praga, os Javalis, são uma espécie invasora no Brasil e em diversos outros países. Lembrando que ele não é nativo do país e por isso não possui predadores naturais. Sendo assim, o único meio de manter o controle populacional desses animais é o abate. Quer ver um abate feito pelo helicóptero? Confira o vídeo na matéria!

Lembramos ainda que, o uso de cães e de armas de fogo estão admitidos, em todo o país, na perseguição e caça dos javalis, animais conhecidos por causar prejuízos nas lavouras de grãos e atacar ovelhas. A Instrução Normativa (IN) do Ibama n° 12/2019, publicada no Diário Oficial da União institui o Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) para monitoramento das atividades de manejo do javali (Sus scrofa).

LEMBRAMOS QUE A CAÇA AO JAVALI É PERMITIDA NO BRASIL, MAS AINDA ENFRENTA ENTRAVES QUANDO O ASSUNTO É “PRÁTICA DA LEI”!

A norma também aprimora a IN 03/2013, que decreta a nocividade e autoriza o controle populacional da espécie. A nova norma também inova ao criar um sistema eletrônico para que os caçadores enviem ao Ibama relatórios sobre o manejo da espécie exótica. Até então, os dados precisavam ser entregues nos escritórios do Ibama periodicamente.

No vídeo abaixo, é realizado o abate dos javalis utilizando um helicóptero e, claro, um excelente atirador. São mais de 8 javalis abatidos em poucos segundos. Impressionante o quanto é eficiente a técnica utilizada, mas ainda com um custo alto.

Não foi divulgado ainda em qual região aconteceu o abate dos animais, mas uma coisa é certa, esses ai não vão mais causar prejuízos nas lavouras e nem nas nascentes dos rios.

Pesquisas do Departamento de parques e vida selvagem do Texas começou a fazer o controle dos animais em 1982, mas desde então a população aumentou mais de 10 vezes, infelizmente a guerra contra eles está sendo perdida, enfatiza o texto. As leis no estado permite a caça do animal o ano todo, estima-se que são caçados quase 750 mil animais por ano.

Infelizmente, isso não é suficiente. Mesmo que ambientalistas e caçadores estejam matando aproximadamente 30% da população no Texas anualmente, o número de javalis ainda está crescendo cerca de 20% ao ano. Biólogos e gestores da fauna silvestre estimam que 70% deveriam ser mortos a cada ano apenas para manter a população.

Sim, você leu certo: 7 a cada 10 javalis devem ser mortos apenas para manter seus números atualmente.

Como caçar com helicóptero?

Porque sua população cresce tão rápido?

A principal razão é que os javalis se reproduzem quase tão rapidamente quanto os coelhos. Eles se tornam sexualmente maduros antes de completarem um ano e podem produzir até três ninhadas de 6-8 leitões a cada ano.

SOBRE O USO DE CÃES, CONSIDERA UMA ALTERNATIVA, DESDE QUE BEM TREINADOS. 

Outra razão pela qual eles são difíceis de controlar é porque os porcos selvagens são animais muito inteligentes e resilientes. Eles respondem rapidamente à caça e mudam seus hábitos com muita facilidade, deixando areas passíveis de caçadores.

Uma vez que eles são conhecidos por percorrer longas distâncias em busca de alimento, isso torna as medidas de controle de suínos de longo prazo difíceis e complicadas.

Outros vídeos

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com