Como ganhar até 9 kg a mais na desmama dos bezerros

Como ganhar até 9 kg a mais na desmama dos bezerros

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Estudos desenvolvidos pela Connan com a Embrapa demonstram redução de perda de peso e, em alguns casos, até de ganho nessa fase de desmama

A fase conhecida por desmama, na qual os bezerros são separados de suas mães, é normalmente um período de muito estresse para os animais. Tradicionalmente realizada quando o animal tem entre 6 e 8 meses, geralmente de maneira abrupta, causa impactos consideráveis na saúde e no desempenho do bezerro.

Segundo a pesquisadora americana Temple Grandin, uma das maiores autoridades em bem-estar animal do mundo, a fase que antecede a desmama é muito importante para a socialização do animal, pois é quando ele aprende a viver no rebanho. Com o desmame, o animal fica perdido e nervoso, pois se vê sozinho com outros animais com os quais não possui afinidade.

Após a separação o comportamento dos animais é previsível e pode ser detectado durante semanas. Vacas e bezerros permanecem vocalizando repetidamente, passam mais tempo caminhando e pouco se alimentam, ruminam e descansam.

ganho de até 9kg por animal nessa fase crítica do ciclo de produção

“Esse é um momento de muita tensão para o animal e o criador, pois o bezerro é colocado em um espaço diferente ao que está acostumado e pode ficar até 10 dias sem ir ao cocho de suplemento, chegando a perder 20 kg em um mês”, explica o médico veterinário e gerente técnico e de marketing da Connan, Marcio Bonin.

O animal pode demorar de 3 a 4 semanas para recuperar o peso perdido na fase da desmama, fator que impacta diretamente no ciclo de produção. “Tudo isso reforça a importância de tratarmos a fase de separação dos bezerros com atenção e cuidado, pois o método tradicional de aparte oferece muitos prejuízos ao bem-estar animal e consequentemente ao negócio”, reforça Bonin.

Protocolo exclusivo e resultados comprovados pela Embrapa

Diante desse cenário, a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, tem desenvolvido pesquisas e testes com a Embrapa Gado de Corte com um protocolo exclusivo denominado Connan Condicionamento, que gera menos impacto ao desenvolvimento do bezerro na fase de desmama, reduzindo o estresse do animal e ensinando-lhe o caminho do cocho.

Após analisar o comportamento, a equipe entendeu que o primeiro passo é tirar do animal o medo do ser humano. Com isso, nos primeiros cinco dias o vaqueiro vai ao pasto e conduz os animais até o cocho.

“Percebemos que, em alguns casos, já no terceiro dia os animais respondem ao vaqueiro na porteira, demonstrando confiança e melhor adaptação ao novo ambiente”, explica Bonin.

Bonin ainda ressalta que o espaço destinado aos animais também é diferente dos tradicionais: “Oferecemos um pasto menor, com cocho de água e de suplemento próximos, na lateral do pasto. Outra forma de acelerar a adaptação e evitar a redução de peso é oferecer ao animal comida boa, ou seja, agradar o paladar dos bezerros com um suplemento de qualidade”.

O Connan Condicionamento, suplemento mineral proteico energético utilizado no protocolo, é um produto que atende os requisitos necessários para o desmame, pois além de ser palatável e atrativo para os bezerros, também manipula a fermentação ruminal, melhorando o aporte de nutrientes para ganho de peso.

Os resultados dos experimentos foram muito positivos, indicando redução na perda de peso e até mesmo casos de ganho de até 9kg por animal nessa fase crítica do ciclo de produção. “Esses dados ressaltam a importância do manejo e da nutrição adequados na fase da desmama e, principalmente a preocupação com o bem-estar animal, que é refletida na qualidade da carcaça terminada e entregue aos frigoríficos”, finaliza Bonin.

Leia também

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT) e São Gabriel D’Oeste (MS), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo.

Com uma linha composta por 79 produtos e mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.

Mais informações: http://www.connan.com.br

Nelore x Cruzamento: Diferença de peso na desmama

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com