Conheça a “rainha” do Mangalarga Marchador

Conheça a “rainha” do Mangalarga Marchador

PARTILHAR

Jovem nascida em Capinzal é pioneira na criação de cavalo Mangalarga Marchador na região; Uma verdadeira “rainha” para o setor que é gigante no Brasil!

A reportagem da Rádio Capinzal buscou entrevista com a zootecnista, Barbara Wagner, de 29 anos, criadora de Mangalarga Marchador e técnica da ABCCMM, uma das poucas mulheres a passarem por este processo seletivo e a exercerem a profissão. Natural de Capinzal, Barbara mora em sua fazenda na comunidade de Volta Grande, interior de Zortéa.

Sendo a única mulher da região a ser criadora de cavalos Mangalarga Marchador, conta que essa paixão vem de família, seus pais sempre gostaram muito da raça, tanto pela mansidão quanto pelo conforto que o seu andar proporciona.

Em entrevista concedida ao repórter Fabio José, Barbara contou um pouco de sua trajetória até se tornar técnica da ABCCMM e criadora de equinos.

“Minha região é bastante bairrista com o Crioulo e até com o Quarto de Milha, na propriedade haviam apenas três éguas marchadoras, sem controle de registro, para a lida com os outros animais. Além disso, como a família tirava o sustento da fazenda (gado, ovinos e pastagem) o cavalo era mais um luxo. No final de 2014 associei para poder regularizar as éguas e o que já tinha nascido na minha casa, comecei a frequentar as exposições e cada vez mais o amor pela raça e pelo meio foi crescendo, pela recepção que tive! “.

Barbara foi adquirindo conhecimento e em fez 2016 fez um curso com Fernandinho Mello Viana que deu novos rumos a sua trajetória. A jovem empreendedora buscou todas as oportunidades disponíveis para se inteirar com o meio: estagiou nas pistas junto dos árbitros oficiais, participou de provas sociais e fez cursos como amazona para melhorar a equitação e em abril de 2017 iniciou a pós graduação em Equideocultura – Raças Marchadoras, pela PUC-Minas em parceria com a ABCCMM .

Barbara Wagner se efetivou como Técnica de Registro e hoje atua especialmente no estado de Santa Catarina, ela acredita que a raça terá uma grande expansão em nossa região nos próximos anos e a Fazenda Redenção de sua propriedade faz parte desta bonita história da raça.

Publicado por: Fabio José Dos Santos Galio
Fonte: Radio Capinzal

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com