É montagem ou essa raça existe? Veja as imagens!

PARTILHAR

Seu leite contém em média cerca de 5,7 por cento de teor de gordura. Um parente do Nelore, gado chama atenção onde passar, leia o perfil completo do gado Hallikar a seguir.

O gado Hallikar é uma raça de gado Bos indicus, um parente do nosso conhecido Nelore, selecionada principalmente para fins de tração. É nativo do estado de Karnataka, na Índia. É considerada uma das principais raças de gado de tração na Índia. Entretanto já esteve presente no Brasil, na década de 60, onde participaram de cruzamentos.

A imagem abaixo chamou atenção nos últimos dias na internet, alcançando grande volume de usuários que se perguntaram se realmente existia e qual seria a raça da foto abaixo. Alguns chegaram a comentar que seria uma montagem. Entretanto, trouxemos abaixo uma explicação e também o perfil completo desse parente do Nelore!

Touro da raça Hallikar

A raça é frequentemente criada por famílias que se especializaram na produção de animais de tração Hallikar por centenas de anos. Atualmente a raça é mais comum no cinturão Hallikar tradicional dos distritos de Mysore, Mandya, Hassan e Tumkur do sul de Karnataka.

O gado Hallikar é uma das duas raças, junto com Amrit Mahal, que recebeu o patrocínio real e cuidados dos antigos sultões e do estado principesco de Mysore através da conservação e desenvolvimento.

A raça teria se originado da raça de gado Amrit Mahal. O Departamento de Correios do Governo da Índia comemorou a raça de gado Hallikar lançando um selo postal em seu nome no ano 2000 DC. Leia mais informações sobre a raça abaixo.

Características do gado Hallikar

O gado Hallikar é um animal de menor porte, com altura moderada a longa e corpo médio. Eles são geralmente de cor branca a cinza e, ocasionalmente, tez negra.

Existem manchas brancas ou manchas irregulares ao redor dos olhos, bochechas, pescoço ou na região dos ombros. Tanto os touros quanto as vacas têm chifres. E seus chifres são longos, verticais e curvados para trás.

A principal característica que chamam atenção dessa raça é o seu chifre. Emergem próximos uns dos outros do topo da enquete e são carregados para cima e para trás, cada um em uma linha estrelada por quase metade de seu comprimento e, em seguida, com uma varredura suave e graciosa, dobre para a frente e ligeiramente para terminando com as pontas pontiagudas.

Características:

– Esta raça é mais conhecida por sua capacidade de tração e trote.
– A cor desta raça varia do cinza ao cinza escuro com sombras profundas nos quartos
dianteiro e traseiro. Eles também apresentam manchas cinza claro no rosto, barbelas e sob o
corpo.
– Esses animais são de tamanho médio e musculosos, e têm testas proeminentes e aparentemente salientes.
– Seus corpos são longos e compactos, com pernas longas e delgadas.
– Seus rostos são longos e alados em direção ao focinho, cuja cor varia do cinza ao preto.
– Eles têm chifres longos, verticais e curvados para trás.
– Esses animais têm barbelas nas e moderadamente desenvolvidas.
– A bainha é muito pequena e bem ajustada ao corpo.
– A cauda é na, com uma pressa preta atingindo um pouco abaixo dos jarretes.
– Os machos e adultos pesam em torno de 340 e 227 kg, respectivamente.
– A idade ao primeiro parto varia de 915 a 1.800 dias.
– O rendimento médio do leite de lactação é de cerca de 540 kg e o teor de gordura é de cerca de 5,7%.
– A duração média da lactação é de cerca de 285 dias e o intervalo médio entre partos é de
cerca de 600 dias

Notas especiais

O gado Hallikar é um animal muito resistente e ativo. Os touros são conhecidos por sua força e resistência e são usados ​​principalmente para fins de tração.

Junto com os propósitos normais de tração, a raça também é usada para corridas de carrinhos. Uma equipe de bois Hallikar pode puxar uma carroça carregada por estradas irregulares, uma vez treinada a uma velocidade de 40 milhas por dia.

Estes animais são mantidos em sistema de manejo semi-intensivo por criadores profissionais. Eles podem ter um bom desempenho se a alimentação com forragem verde compreende principalmente milheto, grama, sorgo ou milheto.

As vacas são produtoras de leite médio, e em média podem produzir cerca de 542 kg de leite por lactação. O leite das vacas Hallikar é de muito boa qualidade. Seu leite contém em média cerca de 5,7 por cento de teor de gordura. Leia o perfil completo da raça do gado Hallikar no quadro a seguir.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com