Embrapa seleciona bolsista para projeto de aquicultura

Embrapa seleciona bolsista para projeto de aquicultura

PARTILHAR
Foto: Jefferson CHRISTOFOLETTI / Embrapa

Oportunidade boa para interessados em ser bolsista do projeto BRS Aqua; o selecionado receberá uma bolsa de estudos no valor de R$ 4.000,00.

Oportunidade boa neste início de ano para interessados em ser bolsista do projeto BRS Aqua, coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). O componente de Economia, um dos oito do projeto, está selecionando uma pessoa para apoiar ações de pesquisa relacionadas a análises econômicas em aquicultura.

Como exemplos dessas análises, podem ser citadas avaliação econômica de tecnologias e de sistemas de produção, além de análises de cadeia produtiva de valor. O(A) bolsista será orientado(a) por Manoel Pedroza, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura nas áreas de economia e gestão da inovação.

Foto: Flávia Raquel Bessa / Embrapa

Um dos requisitos para participar da seleção é ter alguma das seguintes graduações: Aquicultura; Engenharia de Pesca; Zootecnia; Engenharia Agronômica; Economia; Administração; Agronegócios; Engenharia de Produção. Além disso, é necessária experiência de seis anos em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de Aquicultura, Zootecnia, Economia, Administração ou Agronegócios. Períodos investidos em mestrado e/ou em doutorado contam para os seis anos de experiência.

Outro requisito é que espera-se que os interessados tenham experiência com levantamento de dados técnicos em aquicultura. São desejáveis disponibilidade para viagens e para coleta de dados em campo, habilidade com o programa Excel e nível básico de inglês.

Foto: Fernanda Muniz Bez BIROLO / Embrapa

Valor e período da bolsa – Por mês, o(a) selecionado(a) receberá bolsa no valor de R$ 4.000,00. A duração da bolsa é de 12 meses, a contar do próximo mês de março, e a carga horária semanal é de 40h. A bolsa é categoria DTI-A (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os currículos dos interessados devem ser enviados até 31 de janeiro para o e-mail cnpasa.economia-brsaqua@embrapa.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 3229-7888 e (63) 99203-5528 (WhatsApp). A seleção será feita em fevereiro e contará com análise do currículo e com entrevista, que poderá ser tanto presencial como de maneira virtual (para os interessados que moram fora de Palmas). Acesse neste link arquivo sobre o processo seletivo.

Sobre o projeto – O BRS Aqua

Atualmente, o maior projeto em aquicultura da Embrapa. Tem na coordenação geral Lícia Lundstedt, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura na área de nutrição e alimentação de peixes. Além do componente de Economia, o projeto envolve os componentes de Nutrição, Sanidade, Germoplasma, Manejo e Gestão Ambiental, Tecnologia do Pescado, Gestão e Transferência de Tecnologia. São quatro as espécies trabalhadas: tilápia; tambaqui; camarão marinho e bijupirá.

Participam do BRS Aqua cerca de 270 empregados de mais de 20 Unidades da Embrapa, além de parceiros tanto públicos como privados. Destaca-se o forte caráter estruturante do projeto, que vem permitindo a instalação e a modernização de estruturas de campos experimentais e de laboratórios na Embrapa voltadas à aquicultura. Outro destaque é seu forte caráter de capacitação de recursos humanos especializados, incluindo bolsistas e estagiários.

O projeto, que tem o nome oficial “Ações estruturantes e inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas da aquicultura no Brasil”, é financiado por três fontes. A principal é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de seu Fundo Tecnológico (Funtec). Outra fonte é a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com valores sendo executados pelo CNPq. E a terceira fonte financiadora do BRS Aqua é a própria Embrapa.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.