Escolha do tronco de contenção certo é fundamental

Escolha do tronco de contenção certo é fundamental

Boa-Escolha-do-tronco-garante-manejo-mais-eficiente
Foto: Divulgação

Tronco de contenção facilita o manejo e evita o estresse e lesões dos animais reduzindo as perdas na propriedade.

Pressionado pela agricultura, o pecuarista precisa ser mais eficiente produzindo mais carne, em menos área sem desperdício.

Para conseguir superar esse desafio, é necessário contar com um manejo altamente seguro, eficaz e também com uma boa infraestrutura na fazenda. A lida do gado obrigatoriamente termina no tronco de contenção ou brete, local onde passa cada arroba do capital do produtor. Por isso, um equipamento inadequado, mal construído, sem manutenção ou utilizado de forma incorreta, pode impactar diretamente no resultado da produção, tanto no que se refere à lucratividade quanto na produtividade.

Segundo o levantamento do Grupo de Estudos em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), da UNESP-Jaboticabal/SP, o Brasil perde por ano, cerca de 12 milhões de quilos de carne em função de contusões nas carcaças decorrente principalmente do mau manejo da fazenda. Parte disso poderia ser minimizado com uma boa escolha de tronco. O equipamento é um dos mais importantes na propriedade e o que mais necessita de cuidados. “Ao comprar um tronco, o produtor precisa analisar se ele atende as suas necessidades e se possui qualidade, segurança e também se é um produto de fácil manuseio”, diz, Ailton Baraviera, diretor geral da ACB Baltec Troncos & Balanças de Araçatuba/SP.

tronco balança convencional
Foto: Divulgação

O tronco foi desenvolvido e projetado especialmente para conter e imobilizar bovinos de forma individual e assim facilitar os diversos tratos zootécnicos e veterinários. Entre eles: marcação, castração, coleta de sangue, vacinação, aplicação de medicamentos, inseminação artificial, verificação de prenhez, transferências de embriões, tratamento de cascos, exames clínicos, medição de circunferência escrotal, aplicação de brincos, entre outros serviços.

A ACB Baltec, por exemplo, que está no mercado há mais de 25 anos, oferece aos produtores diversas opções de modelos de troncos que são fabricados sob medida a pedido de cada cliente com foco em tecnologia e eficiência. Entre os produtos que a empresa disponibiliza, destaque para o tronco convencional.

O equipamento foi desenvolvido com materiais de alta qualidade e resistência, ideal para pecuaristas que buscam facilidade e segurança para executar todos os procedimentos da fazenda com agilidade. “Para facilitar o procedimento de pesagem, o tronco é montado sobre o chassi metálico apto para receber balança eletrônica com barras e indicadores de qualquer marca ou modelo”, diz Baraviera.

A empresa também coloca à disposição dos clientes o tronco no modelo americano.

tronco americano
Tronco Americano / Foto: Divulgação

O equipamento contém uma pescoceira com parede móvel que é fundamental para a contenção do animal em trabalhos na região da cabeça e ainda facilita a vacinação, prevenindo assim sangrias e abcessos. Isso resulta em menor sofrimento do animal, economia em vacina e medicamentos e ainda diminui o número de traumas na carcaça. “É importante também que o equipamento possua sistema de cambão permitindo imobilização total e segura do animal para os serviços e procedimentos. Evitando que ele se machuque e possibilitando que o operador trabalhe de forma eficiente e segura”, finaliza o diretor.

ACB Baltec Troncos e Balanças – No mercado desde 1991, a empresa disponibiliza uma completa linha de soluções para o manejo e controle do rebanho para pecuaristas de todo o Brasil. Sediada em Araçatuba, no interior de São Paulo, a ACB Baltec oferece aos seus clientes produtos modernos e tecnológicos com garantia e segurança.

Todos os equipamentos são desenvolvidos focados no bem-estar animal e a segurança no manejo.