ExpoLages celebra 100 anos em 2020; confira os detalhes

ExpoLages celebra 100 anos em 2020; confira os detalhes

PARTILHAR
No centenário da ExpoLages, feiras e leilões de gado serão virtuais
Foto: Divulgação

No centenário da ExpoLages, feiras e leilões de gado serão virtuais; Pandemia altera perfil do maior evento agropecuário na serra catarinense

A ExpoLages 2020 acontecerá de 13 a 18 de outubro na maior cidade da serra catarinense e terá perfil diferente neste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. As feiras e leilões de gado –principal foco do evento – serão virtuais, sem a presença de público no tradicional Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. O maior evento agropecuário da região completa 100 anos e há seis décadas conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).

“Será uma expofeira histórica que marca o seu centenário. A primeira ExpoLages foi realizada em 1920 e há 100 anos o evento divulga o município para todo o País e fortalece o setor agropecuário regional”, observa o presidente do Sindicato Rural de Lages e vice-presidente regional da FAESC no planalto serrano, Márcio Pamplona, um dos organizadores do evento.

No centenário da ExpoLages, feiras e leilões de gado serão virtuais
Foto: Divulgação

Se por um lado os criadores e expositores sentirão falta do público, por outro, terão o dobro de leilões e de animais disponíveis para comercialização. Serão quatro leilões virtuais de touros e novilhas entre os dias 14 e 17, transmitidos pelos canais Lance Rural e Camargo Agronegócios. Os animais estarão expostos nas mangueiras do Parque para visitas de compradores agendadas em horários pré-estabelecidos. Todo o restante do processo – lances e arremates – será on-line.

“Mesmo que o Governo Estadual tenha liberado eventos semipresenciais com capacidade reduzida em 30%, optamos pelo formato virtual para não precisarmos barrar visitantes durante os leilões e equilibrarmos a disputa pelos lances”, explica Pamplona.

No centenário da ExpoLages, feiras e leilões de gado serão virtuais
Foto: Divulgação

Leilões na ExpoLages 2020

A comercialização inicia na quarta-feira (14), com a Feira de Gado Geral e de reprodutores Charolês e Simental, a partir das 18h30. No dia 15, no mesmo horário, o leilão on-line ofertará reprodutores Hereford, Braford e Devon. Na sexta-feira (16), também às 18h30, serão leiloados reprodutores Angus e Brangus, além de cavalos Quarto de Milha. O último dia de leilões, no sábado (17), terá a Feira da Novilha, com 650 animais para comercialização. Ao todo, serão mais de 1.000 animais à venda.

De acordo com Pamplona, a decisão de não realizar exposições de animais em galpão, além de produtos da indústria e do comércio neste ano foi tomada ainda em maio, após reuniões com todas as Associações de Criadores e ampla discussão entre o Sindicato Rural e a Associação Empresarial de Lages (Acil), principais organizadores do evento. No Parque Conta Dinheiro, nenhum leilão presencial será realizado até o final do ano.

“Como a feira deste ano é comemorativa, nos organizamos para fazer com que ela seja marcante também no formato virtual. A intenção é realizarmos o evento, que é essencialmente comercial, da forma mais segura possível. Todos os criadores e expositores poderão fazer parte indiretamente, se utilizando de lives ou vídeos, apresentando a empresa e justificando a ausência neste ano”, explica o dirigente ao demonstrar otimismo com o novo formato do evento.

“A ExpoLages atrai todos os anos entre 10 mil e 20 mil pessoas. Cada leilão sempre contou com pista lotada: 380 compradores. No formato virtual, teremos a participação de mais de 2.000 pessoas simultaneamente, de todas as regiões catarinenses e de fora do Estado. O momento vivenciado de maior valorização do produto e de comercialização favorável também é um fator que aumentará a procura. Estamos otimistas”, assegura.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.