Exportações de lácteos da Ucrânia atingem nível pré-guerra

PARTILHAR
leitecompensadomontgg-1024x570
Foto: MP-RS/Divulgação

Se as tendências atuais continuarem, a Ucrânia provavelmente se tornará um exportador líquido de produtos lácteos este ano, disse a UCAB.

Em agosto de 2022, a Ucrânia exportou 12.700 toneladas de produtos lácteos, o dobro do exportado em agosto de 2021, informou o clube ucraniano de negócios agrícolas (UCAB), citando as estatísticas oficiais.

Devido a isso, as exportações totais de lácteos da Ucrânia em janeiro-agosto de 2022 atingiram 59.400 toneladas, alcançando o mesmo período do ano anterior após uma queda nas vendas externas em março-abril devido à invasão russa.

Em agosto de 2022, a Ucrânia exportou uma ampla gama de produtos lácteos, incluindo:

Os maiores importadores de produtos lácteos ucranianos em agosto de 2022 foram Moldávia (4.400 toneladas), Polônia (2.400 toneladas) e China (900 toneladas).

Importação de laticínios em queda

Por outro lado, as importações de lácteos estão diminuindo gradualmente. Em janeiro-agosto de 2022, 42.300 toneladas de produtos lácteos foram importadas para o país, o que é 37% menos do que no mesmo período do ano anterior. Em agosto, as importações ficaram em 5.000 toneladas. A Ucrânia importa principalmente queijo.

Se as tendências atuais continuarem, a Ucrânia provavelmente se tornará um exportador líquido de produtos lácteos este ano, disse a UCAB.

Enfraquecimento da demanda interna

O sindicato ucraniano de empresas de laticínios previu que a produção de leite no país este ano cairia de 13 a 16%, para 7,33 a 7,56 milhões de toneladas, de 8,73 milhões de toneladas em 2021, acrescentando que a profundidade da crise seria determinada pela guerra.

Prevê-se também que o consumo médio de leite per capita na Ucrânia em 2022 cairá 8% de 212 kg em 2021 para 229 kg este ano, principalmente devido à migração interna e externa da população, pois milhões de ucranianos foram forçados a deixar suas casas.

As exportações desempenham um papel cada vez mais importante

Nos últimos meses, a Ucrânia viu um aumento constante nos preços dos produtos lácteos no mercado doméstico. O sindicato ucraniano de empresas de laticínios explicou que isso estava associado principalmente ao crescimento das exportações.

Em 2022, as empresas de laticínios ucranianas pareciam competitivas no mercado global devido a uma forte desvalorização da moeda nacional e ao leite cru barato. A tendência deve continuar durante o inverno, quando se prevê uma queda na produção de laticínios na União Europeia, disse o sindicato das empresas de laticínios.

Fonte: MilkPoint


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com