Fim de semana de sol e temperatura elevada, veja!

PARTILHAR

O fim de semana do Dia dos Pais terá tempo seco, sol e temperatura em elevação em praticamente todas as regiões do Brasil, projeta a Climatempo.

O fim de semana do Dia dos Pais terá tempo seco, sol e temperatura em elevação em praticamente todas as regiões do Brasil, projeta a Climatempo. A chuva seguirá concentrada sobre algumas áreas do Norte e Nordeste. A seguir, confira a previsão do tempo por região para o sábado e o domingo.

O Brasil deve enfrentar alguns dias de tempo seco, o que tem favorecido a colheita de várias culturas. Contudo, a partir do dia 10, a passagem de uma nova frente fria deve provocar chuva de até 30 milímetros no Sul do Brasil, o que colabora para o aumento e a manutenção da umidade do solo para as lavouras de inverno.

Já na próxima sexta-feira, 13, uma nova massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas e podemos ter geadas novamente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Curiosamente, as temperaturas no interior do Brasil vão estar muito elevadas e podemos registrar mínimas próximas de 0°C no Sul e máximas perto dos 40°C no Centro-Oeste”, explica Celso Oliveira, da Somar.  Segundo ele, este contraste de temperatura pode provocar ventanias no Brasil central, a exemplo do que acontece na primavera, considerada a estação do ano mais tempestuosa.

Sul

O sol aparece durante o fim da semana em todo o Sul do Brasil. Nuvens altas e médias vão ficar espalhadas, mas esse tipo de nebulosidade não é de chuva. No domingo, a quantidade de nuvens vai aumentar no leste do Paraná e de Santa Catarina.

A região de Curitiba, o litoral do Paraná, o Vale do Itajaí, Florianópolis e o litoral norte de Santa Catarina vão amanhecer o dia com céu nublado. Pode até chuviscar pela manhã, mas o sol aparece entre muitas nuvens a partir da tarde. Em Porto Alegre, o domingo já será quentinho e o sol aparece com mais força em relação às outras capitais.

A temperatura entra em elevação em toda a Região Sul do Brasil neste fim de semana. Mas esse aquecimento será mais sentido à tarde. As madrugadas ainda serão com temperatura amena.

Sudeste

Quase toda a região terá um fim de semana com sol e muitas nuvens e médias. Esse tipo de nebulosidade não provoca chuva, mas pode deixar o céu com aparência esbranquiçada.

No domingo, o sol aparece com mais força, mas ainda há previsão de chuva para a região de Vitória, para o litoral do Espírito Santo e no norte capixaba. Em Belo Horizonte, a temperatura também está em elevação, mas o domingo ainda será com muitas nuvens.

Centro-Oeste

O tempo seco e o sol predominam sobre a região e não há previsão de chuva para nenhuma área. Mato Grosso do Sul, porém, terá grande quantidade de nuvens e médias. A temperatura sobe mais, mas as madrugadas ainda são amenas.

A Climatempo alerta para o ar muito seco e destaca que, no fim de semana, os níveis de umidade do ar no Centro-Oeste vão ficar entre 20 e 30% durante muitas horas.

A capital mais quente será Cuiabá (MT), onde a temperatura na tarde do domingo vai passar um pouco dos 35 ºC. O termômetro passa dos 30 ° C também na região de Campo Grande (MS). Em Goiânia (GO), esquenta um pouco mais, e a temperatura se aproxima dos 30 ° C.

Nordeste

Na maioria das áreas, o fim de semana do Dia dos Pais será bastante sol, calor e algumas nuvens, mas nada de chuva.

No interior do Maranhão, no Piauí, no interior do Ceará, nas áreas de sertão, no oeste e norte da Bahia, os níveis de umidade do ar ficam baixos durante muitas horas consecutivas e a secura do ar pode incomodar.

O tempo continua instável na costa leste do Nordeste neste fim de semana. Há previsão de chuva fraca a moderada no litoral, Zona da Mata e Agreste. A chuva é mais persistente no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.

Norte

A maioria das áreas vai ficar com muito sol, calor e tempo seco. Pancadas de chuva com raios de raios continuam ocorrendo à tarde e à noite em Roraima, Amapá, norte do Pará e no centro-norte do Amazonas.

No domingo, as capitais Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Palmas (TO) vão ter calorão entre 35 ° C e 36 ° C. Já na região de Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA), a previsão é em torno dos 33 ° C. Em Boa Vista (RR), a temperatura deve chegar até 32 ° C.

Compre Rural com informações do Clima Tempo e Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com