Gado bravo nunca mais, produto controlará estresse bovino

Gado bravo nunca mais, produto controlará estresse bovino

PARTILHAR
nelore-mocho-carlos-viacava-2
Foto: Nelore Mocho CV

Fabricado na França, o SecureCattle visa facilitar o manejo, o agrupamento dos animais e o transporte para o frigorífico, é um produto para controlar estresse de bovinos!

Chega ao mercado brasileiro um novo produto para controlar o estresse do gado no manejo da pecuária de corte e de leite. O Secure Cattle, fabricado pela Signs na França, começa a ser distribuído no Brasil pela Nutricorp, sediada em Araras (SP). A promessa é a de reduzir o estresse na desmama, transporte ou nos confinamentos.

Em comunicado, a empresa explica que, quando o animal fica estressado, perde peso e deixa de se alimentar por alguns dias.

Dessa forma, ocorre a “cascata inflamatória”, um desvio dos nutrientes que seriam utilizados para a produção de carne e de leite. Tanto a qualidade da carne e do leite quanto só processos reprodutivos são afetados.

SecureCattle® é um análogo à substância apaziguadora bovina (SAB) produzida naturalmente pelas fêmeas bovinas no momento do parto. O uso do SecureCattle® facilita a interação social, prevenindo os efeitos negativos do estresse

Estresse

Causado por situações que tirem o animal de sua zona de conforto (homeostase), tais como: transporte, desmama e entrada no confinamento.

Estas situações fazem com que o animal monte uma cascata inflamatória, desviando nutrientes que seriam utilizados em produção (carne e leite) para combater estes fatores estressantes.

O estresse causa perdas relacionadas à:

– Produção: menor consumo de matéria seca (CMS), ganho de peso diário e eficiência alimentar;
– Saúde;
– Reprodução.

Por isso, alternativas de manejo e utilização de tecnologias que reduzam a resposta inflamatória causada pelo estresse e aumento da produtividade são garantidas.

Como funciona o SECURECATTLE®

O Secure Cattle é líquido e deve ser colocado sobre o couro, entre os chifres. O composto libera um odor que entra pelo nariz e acalma o bovino. De acordo com a empresa, o efeito é o mesmo da substância produzida naturalmente pela fêmea na hora do parto.

O produto permanece no animal por um período de 15 dias, o que facilitaria o manejo, o agrupamento e o transporte para o frigorífico.

O SecureCattle® é sentido pelos animais através do sistema olfatório e por receptores localizados no órgão vomeronasal e o epitélio olfatório, gerando sinais ao sistema nervoso central.

Estes sinais provocam um efeito apaziguador nos animais, diminuindo o estresse, melhorando o desempenho e bem-estar do rebanho.

Como utilizar o SECURECATTLE®

O SecureCattle® é aplicado topicamente na nuca dos animais (entre os cornos) na quantidade de 5 mL/animal.

O efeito permanece no animal por um período de 15 dias após a aplicação do mesmo.

utilizacao-SC

Testes de campo conduzidos pela própria Nutricorp com animais já desmamados apontaram ganhos de peso em 15 dias. Com uma dose de 5 ml por cabeça, as reses engordaram, em média, 3 quilos a mais que os bezerros do grupo de controle.

Chega de estresse, o melhor para o rebanho é o SecureCattle®, quem tem tranquilidade no manejo e qualidade na produção, não terá o estresse do prejuízo!


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com