Galo bota ovos e consegue fugir do abate, veja o vídeo

Galo bota ovos e consegue fugir do abate, veja o vídeo

PARTILHAR
Foto: RBV Notícias

Galo Chico se livra da morte após botar ovos em SC; Proprietário do animal, que mora em Caçador, no Meio-Oeste, afirma que Chico já botou pelo menos nove ovos.

Um galo chamado Chico, que seria abatido em dezembro de 2020, escapou da morte quando seu dono, Pedro da Silva, de Caçador, Santa Catarina, percebeu um mês antes que a ave tinha uma aptidão rara: o animal é capaz de botar ovos, assim como fazem as galinhas.

O caso excepcional veio à tona ontem, ao ser noticiado em reportagem do RBV Notícias. A veterinária Bianca Ximenes explicou ao site que o galo possui uma mutação genética e que há duas hipóteses possíveis para explicar por que ele bota ovos.

“Existe o animal que pode ser hermafrodita, que tem alteração nas glândulas sexuais, tendo tanto ovário quanto testículo”, analisou a especialista. “E a gente também tem outra situação relatada na literatura de animais ginandromorfos bilaterais. São aqueles que têm DNA tanto de fêmea quanto de macho”, apontou.

Se Chico for um exemplo de ginandromorfismo bilateral, isso significa que ele possui características físicas masculinas e femininas — não só nos órgãos de reprodução, mas também no comportamento, aparência, entre outras características.

Pedro conta que o galo “especial”, que já botou ao menos nove ovos, foi adquirido há cerca de oito meses, quando a ave era ainda um pintinho. “A primeira vez que vi o ovo [do galo Chico] lá [no galinheiro] achei que era brincadeira, [pois] não tinha nenhuma galinha [no espaço]”, relatou o dono.

Então, o proprietário resolveu instalar um sistema de câmeras para monitorar o local 24 horas por dia. A ideia deu certo e Chico foi flagrado botando ovos. A ave escapou de virar alimento junto de outros três colegas de poleiro, uma vez que Pedro desistiu da ideia de comê-los.

Em vez disso, o dono agora prepara os ovos de Chico na frigideira. Caso o galo venha a acasalar no futuro e nasçam descendentes, existe ainda a possibilidade de que o dono coma mais dessa iguaria, já que ainda poderá vir ao mundo um outro galo capaz de botar ovos

“Condição é rara, mas pode ocorrer”

O biólogo Jackson Preuss explica que a condição de galo botar ovos é rara. Porém, isso ocorre em diferentes grupos do reino animal. De acordo com Preuss, essa condição já foi descrita na literatura, relatada em outros grupos de animais e está diretamente relacionada a alterações do material genético.

Foto: RBV Notícias
Foto: RBV Notícias
Foto: RBV Notícias
Foto: RBV Notícias
Foto: RBV Notícias

“Pode ocorrer por dois motivos: o primeiro hermafroditismo, ou seja, o animal possui estruturas reprodutivas de macho e fêmea. Além disso, existe ginandromorfismo, quando além das estruturas reprodutivas, o animal possui características externas de macho e fêmea”, explicou o biólogo.

E você, acredita que o galo Chico realmente bota ovos?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.