PARTILHAR

Ivã Fiv de Brasília é o melhor touro Gir Leiteiro para leite do mundo, pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL).

A Alta, empresa líder mundial em melhoramento genético de bovinos, e o criador Luiz Eduardo Branquinho, da Estância K, investiram na compra do reprodutor Gir Leiteiro, Ivã de Brasília. O touro é filho de CA Sansão na matriz Nascente TE de Brasília, e já é uma grande aposta para 2019. “Com certeza ele entra na prateleira de cima da bateria de touros da Alta sendo uma ótima opção para uso em vacas Jaguar, Radar e Benfeitor e mais ainda na raça Girolando, colocando leite e bons úberes nos animais, bem como uma pelagem altamente forte para o Girolando”, afirma Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.

Ivã Fiv de Brasília é o melhor touro Gir Leiteiro para leite do mundo, pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL). De acordo com Marquez, este é um importante resultado, já que registrou que suas filhas produzem mais leite do que as filhas de todos outros touros da raça. “Ele consegue entregar 688 kg de leite a mais do que um touro 0 no Sumário, e também filhas com uma precocidade de parto em 65 dias abaixo da média nacional, ou seja, que irão parir mais rápido”, explica.

Além disso, vem com valores positivos para teores de gordura e proteína, e é genotipado A2A2 para beta-caseína, produzindo em suas filhas um leite não alergênico. Contribuir para o crescimento da média de produção de leite por vaca no Brasil e aumentar as vendas de sua genética, por exemplo, são algumas das expectativas da companhia.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com