Fazendeiro foi atacado por javali, você viu?

Fazendeiro foi atacado por javali, você viu?

PARTILHAR

Os ataques dos javalis são cada vez maiores, além das plantações e criações, as pessoas tem sido alvos dos ataques dessa espécie invasora. Veja os casos!

Um Javali atacou brutalmente com mordidas e dilacerou um agricultor na zona rural de Mato Grosso, um caso obscuro e triste. O susto é uma sequela difícil de esquecer. Veja o caso!

As imagens são fortes, e estão ao final da matéria!

A cada dia que passa, os prejuízos que são causados pelos javalis são maiores. Os ataques as plantações e animais causam prejuízos de mais de 1 milhão de reais. Além disso, os animais tem atacado os humanos na zona rural. Veja os ataques que causam pânico!

Fizemos um apanhado de algumas situações recentes que chamam atenção para os ataques dessas pragas, os javalis. Além desses ataques, você sabia que os javalis podem trazer um prejuízo de 50 bilhões com peste suína? Veja aqui: Prejuízo com javalis pode chegar a R$ 50 bi

Um homem supostamente chamado José Luiz, apelido Lulu, teria sido brutalmente dilacerado nas pernas, nádegas e no rosto, com várias mordida de um javali, na zona rural de Novo Mundo – município de Mato Grosso quase 820 quilômetros distante ao norte de Cuiabá, na divisa com o Pará, em maio de 2019.

O fato teria ocorrido recentemente, nas primeiras horas da manhã, quando Lulu se encontrava a caminho da roça, partindo da casa onde mora, quase 30 quilômetros distante da área central de Novo Mundo.

Na metade do caminho, Lulu e um companheiro, também agricultor, se depararam com um javali adulto, provavelmente com mais de 100 quilos, tendo dentes de até sete centímetros, pesando quase 100 quilos, e alguns filhotes.

O acompanhante de José Luiz teria matado o javali, evitando que o ataque tivesse consequências piores para a vítima que sofreu o ataque.

A vítima foi socorrida por amigos e levado imediatamente para o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte – 32 quilômetros ao Sul de Novo Mundo. A unidade hospitalar é mantida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Peixoto de Azevedo.

José Luiz passou por horas em atendimento no Centro Cirúrgico e se encontrava internado em estado grave, ainda inspirando cuidados, mas não corria risco de morrer.

Há dois anos, um jovem teria sido brutalmente atacado por um javali, perto do Projeto de Assentamento Horizonte II, em Guarantã do Norte, sofrendo ferimentos graves e sendo obrigado a amputar parte da perna esquerda.

Espécie invasora 

Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dados extraoficiais apontam que a presença do javali já foi detectada em 14 estados do Brasil. Em Mato Grosso, o animal foi encontrado em pelo menos 80 municípios.

Além da destruição provocada pelo animal nas lavouras,  outra preocupação em relação a essa invasão é quanto as doenças que os javalis podem carregar, algumas erradicadas ou já controladas no país, e que poderiam contaminar os rebanhos de outros animais, prejudicando a sanidade animal brasileira e afetando diretamente as exportações de carne para o mercado internacional, com barreiras sanitárias.

O que é o javali

A Embrapa Suinos e Aves, o javali europeu (Sus scrofa scrofa), é uma das mais conhecidas espécies de porcos selvagens e um animal exótico à fauna brasileira. Foi introduzido no país para exploração comercial, porém a atividade não se desenvolveu, resultando na soltura dos animais, que nos ambientes naturais tornaram-se asselvajados.

Os javalis e seus cruzamentos com suíno doméstico (javaporcos) se disseminam pelo território nacional e em vida livre são considerados nocivos às espécies silvestres nativas, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e representam riscos à segurança e saúde pública.

Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg. Medem entre 125 e 180 centímetros de comprimento e podem alcançar uma altura no garrote de 1 metro. Os machos são consideravelmente maiores que as fêmeas, além de terem dentes caninos maiores.

Em relação aos hábitos alimentares, o javali passa grande parte do dia fuçando a terra em busca de comida. É um animal onívoro, com preferência por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. No Brasil tem invadido especialmente terras cultivadas, causando grandes prejuízos em lavouras como as de milho, em Rio Brilhante.

Os javalis também incluem animais em sua dieta, como caracóis, minhocas, insetos, ovos de aves e até pequenos mamíferos. Também consomem animais mortos.

Porco mata lavrador em fazenda na Zona da Mata

Animal, resultado de cruzamento entre um javali e um porco comum, atacou um funcionário da fazenda a mordidas em Santa Margarida

Um trabalhador rural de 41 anos foi morto, na tarde de domingo, por um javaporco – resultado do cruzamento do javali com o suíno doméstico -, em uma fazenda em Santa Margarida, na Zona da Mata. 

Moradores da fazenda disseram que o animal é de grande porte e muito feroz. Ele ficava em um chiqueiro com um animal menor. Roberto Carlos Coutinho estava limpando a instalação quando foi atacado a mordidas.

De acordo com a Polícia Militar (PM), as testemunhas disseram que, mesmo ferido, ele conseguiu se sentar e foi retirado do chiqueiro por outro lavrador. Ele já estava quase desacordado. 

Uma das moradoras da fazenda pediu socorro aos vizinhos. Um deles chegou a ir à propriedade em um carro para transportar a vítima, mas quando eles chegaram ao local Roberto já estava morto.

A perícia da Polícia Civil informou que ele sofreu ferimentos graves na perna esquerda. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Manhuaçu e, posteriormente, para uma funerária da região. 

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com