Javalis Gigantes são abatidos no Brasil

Javalis Gigantes são abatidos no Brasil

PARTILHAR
javali gigante abatido no Brasil
Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

Esses animais tem causado grandes prejuízos ao homem, seja de ordem material até a saúde pública. Confira o abate dos javalis gigantes que aconteceu em SC.

Através do grupo Notícias no Ato chegamos até o perfil do Gustavo Pagliosa onde ele expõe o resultado de um trabalho que é ao mesmo tempo hobby e uma providência muito importante na contribuição ao controle da população de javalis aqui na Serra.

Os prejuízos que foram causados no campo chegam a casa dos milhões de reais. Além disso, são os pequenos produtores que mais sofrem, já que o ataque desses animais, em apenas uma noite, é capaz de acabar com toda a sua lavoura.

Em regiões do sul, onde a população é maior, cerca de 200 mil animais, já gerou uma perda estimada de 40% das lavouras de milho. Esse reflexo na economia é certo, já que será ofertada uma menor quantidade do produto no mercado, causando maior competição entre compradores e aumento do custo para o consumidor final.

Ocorre que…

Embora o assunto tenha saído do noticiário, esses animais continuam causando problemas de toda a ordem nessa costa do rio Pelotas desde Celso Ramos, passando pelo Cerro Negro, Campo Belo, atravessando as coxilhas de Capão Alto e Lages.

javali gigante abatido no Brasil
Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

O resultado da persistência do Gustavo com cães que o ajudam nessa peleia. Observem o tamanho do bicho retirado de circulação. Esses animais se reproduzem até 4 vezes por ano, chegando a ninhadas que são de até 8 filhotes.

javali gigante abatido no Brasil
Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

Alguns amigos ajudam na empreitada porque cada animal desses contribui para multiplicar a população de javalis que atacam lavouras e os animais menores, além de chegar a ameaçar até as sedes das propriedades. Até a transmissão de doença ou o ataque as pessoas no campo tem sido comum.

Veja a imagem abaixo, o animal é maior que a carroceria da picape onde foi transportado. Lembrando que a comercialização da carne é proibida por lei.

javali gigante abatido no Brasil
Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

Esse registro é de outro brutamonte capturado na Coxilha Rica e aqui se tem ideia do tamanho dos bichos. Segundo a informação, parte desses animais foi capturado e morto nas imediações da localidade de São Jorge, ali para os lados do Bodegão, no lado lageano da Coxilha Rica.

P. S. Esses registros a gente publica sem a autorização do Gustavo Pagliosa, mas a ideia é apenas mostrar que há esse trabalho de abate, inclusive cumprindo aquilo que determina a legislação sobre o assunto.

A caça ilegal é crime e deve ser combatida, entretanto o caçador que possui autorização pode e deve ajudar no controle populacional dessa praga que aterroriza o campo!

Compre Rural com informações do Notícias do Alto

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com