Ataque de javali causa morte de pessoas

Ataque de javali causa morte de pessoas

PARTILHAR
ataque de javali a humanos
Foto Divulgação.

Uma praga que tem aterrorizado as produções no campo, agora tem também causado morte de pessoas que cruzam seus caminhos. Caça já!

Infelizmente, uma praga que chegou no Brasil a décadas, parece que veio para ficar e causar prejuízos. Sem possuir um predador natural, a espécie tem crescido ano após ano e o prejuízo para o produtor rural é cada vez maior. Como se não bastasse, agora os javalis tem atacado as pessoas e causado, na maior parte, a morte dessas.

Venho debatendo esse assunto a muito tempo e é importante que, além de falar, não deixemos quem não entende do problema, discutir e rebater a decisão da caça. A um mês, escrevi uma matéria onde desafiei algum ambientalista a mostrar uma solução que não a caça do javali, pois bem, ainda espero algum aceitar o desafio.

Prejuízo, morte, destruição das lavouras e ataque aos animais. Até quando essa praga vai dominar o campo??

Os prejuízos que foram causados no campo chegam a casa dos milhões de reais. Além disso, são os pequenos produtores que mais sofrem, já que o ataque desses animais, em apenas uma noite, é capaz de acabar com toda a sua lavoura.

Morte por ataque de javali

Além dos relatos envolvendo o confronto físico com os animais, produtores e moradores de zonas rurais são diretamente expostos à ameaça de contaminação por peste suína africana, febre aftosa, entre outras doenças.

ataque de javali
ataque de javali

Em 2018, duas pessoas, de Ibiá, no Triângulo Mineiro, e de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), morreram vítimas de ataques de javalis. A informação foi confirmada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

O ataque foi realizado pelos Javalis, praga que devasta plantações e gera prejuízos!

Esse mês, por volta das 6h da manhã da ultima quarta-feira (05) Débora Soares Santos foi atacada por um Porco do Mato enquanto fazia caminhada em seu sitio de nome “Caipirão” em Pimenta Bueno (RO).

Consta-se que ao ouvir gritos os vizinhos partiram a ajuda de Débora a encontrando já ao solo sendo atacada por um grupo de porcos do mato, que já haviam a ferido por todo o corpo. “Com certeza se não tivessem a encontrado assim que começou o ataque eles teriam a matado” disse Carlão.

ataque de javali
Ataque de javali. Foto Divulgação

Além desses ataques, foram veiculados inúmeros outros ataques dos animais que são muito territorialistas e, por esse fato, podem atacar qualquer pessoa que tente se aproximar.

O prejuízo econômico

O setor do agronegócio é um pilar de sustentação da economia brasileira e um grande gerador de empregos, mas amarga prejuízos incalculáveis com a grande instabilidade que esses animais causam no campo.

Em regiões do sul, onde a população é maior, cerca de 200 mil animais, já gerou uma perda estimada de 40% das lavouras de milho. Esse reflexo na economia é certo, já que será ofertada uma menor quantidade do produto no mercado, causando maior competição entre compradores e aumento do custo para o consumidor final.

dogo_argentino_01
Cães são equipados com coletes para caçar javalis (Foto: Marcos Vinicio Oliveira Galvão/Divulgação)

Além disso, os javalis são um reservatório de doenças que podem acometer os porcos domésticos. Os javalis também são uma ameaça ao status sanitário para a população, já que carregam o carrapato estrela, causador da doença letal conhecida como febre maculosa.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com