Maior fábrica de levedura no Mato Grosso terá investimento de R$ 53 mi

PARTILHAR
uisa, uma das maiores biorrefinarias do país, é a nova signatária do Pacto Global da ONU
Foto: Divulgação

Além de produzir alimentos e energia, a companhia também produzirá aditivos para saúde e nutrição animal

A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do país, está construindo uma planta para a produção de Levedura Inativa Seca e Derivados, em área anexa ao seu complexo industrial, localizado em Nova Olímpia (MT). A produção realizada a partir do tratamento de leveduras Saccharomyces cerevisiae utilizadas no processo de produção do etanol terá como foco o setor de nutrição animal. Além de possuir uma matriz nutricional riquíssima, a levedura e seus derivados possuem propriedades funcionais de alto impacto na produtividade e na saúde animal – com uso principal como aditivo nutricional na produção de rações para aves, suínos, bovinos, caprinos, peixes, cães e gatos, dentre outros animais.

A planta da Uisa será a maior do Mato Grosso, e dado seu alto grau de tecnificação poderá explorar o período de entressafra para a produção de outros produtos voltados à ampliação de seu portfólio para saúde e nutrição animal. As obras da fábrica já iniciaram, e a previsão é de que estejam concluídas até abril de 2023. O projeto de engenharia da unidade fabril possui especificações que vão permitir o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e sem resíduos de antibióticos, garantindo grau elevado de certificações de feed safety para o mercado de saúde e nutrição animal. Está previsto inicialmente, a fabricação de quatro produtos: Levedura Inativa, Levedura Autolisada, Levedura Hidrolisada e Parede Celular.

O investimento do projeto está orçado em cerca de R$ 53 milhões, que em sua plena capacidade de operação será capaz de produzir 9.600 toneladas por ano, de uma das mais completas linhas de produtos à base de levedura de cana. Depois de todo o processamento, a levedura será envasada em embalagens de 25 kg e bags de 850 kg, e poderá ser comercializada para o mercado de saúde e nutrição animal no mercado interno e para exportação.

Com o propósito de trazer a este mercado ingredientes nobres, de alto valor biológico tem-se a oportunidade de ampliar o uso de biotecnologia para agregar mais valor aos coprodutos de todo o ecossistema da companhia e, no caso desta primeira fábrica de levedura, contribuir diretamente para uma produção agropecuária mais eficiente, sustentável e lucrativa. “Várias pesquisas demonstram que este portifólio tem o potencial de aumentar a produtividade dos animais, racionalizar o uso de antibióticos em suas dietas, promover um melhor bem-estar, mais saúde e até diminuir as emissões de gases de efeito estufa. O que reforça ainda mais o nosso compromisso com o conceito One Health, desenvolvimento sustentável e a descarbonização do agronegócio” — destaca Paulo Freitas, Gerente Comercial Nutrição Animal da Uisa.

A instalação da nova fábrica está inserida na estratégia de tornar a Uisa uma das mais importantes biorrefinarias do mundo, com geração de alimentos, bioprodutos, bioinsumos e energia renovável. Segundo o CEO da Uisa, José Fernando Mazuca Filho, a participação neste mercado está em linha com a estratégia de crescimento do negócio a partir da diversificação e da melhoria da eficiência operacional. “Estamos posicionando a Uisa como uma plataforma de processamento de carbono agrícola renovável. A construção da fábrica solidifica nossa estratégia de participar da cadeia de valor agropecuária do Brasil. Estamos montando um time e uma unidade dedicada a conduzir nossos negócios em nutrição animal, com o objetivo de fornecer soluções nutricionais e insumos nobres para a cadeia agropecuária.”

A construção da planta de Levedura e Derivados marca a entrada da companhia no mercado de nutrição animal e consolida o posicionamento da Uisa como importante polo tecnológico na Região, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico e social do estado do Mato Grosso. De imediato, as obras de instalação devem proporcionar mais emprego e mais renda para a população, com previsão de gerar centenas de empregos diretos e indiretos durante e após o seu período de construção.

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com