PARTILHAR

Assunto cada vez mais debatido o Marketing Rural deve ser algo presente no dia-a-dia da propriedade, saiba o que é certo e errado.

O “Agronegócio é responsável por 23,5% do PIB brasileiro em 2017”, esse é o maior Marketing Rural que podemos oferecer à sociedade de modo geral, é um dos setores mais importantes da economia brasileira e cresce a cada dia consistentemente e com sustentabilidade, aponta dados da Embrapa. Nesse cenário, o marketing no agronegócio ganha expressiva importância para consolidar a presença dos produtores rurais no mercado nacional.

Em diversos segmentos, o uso do marketing já é uma realidade consolidada. No caso do agronegócio, as vantagens proporcionadas têm sido mais exploradas somente por grandes empresas, no entanto, as estratégias de marketing apresentam benefícios sólidos, independentemente do tamanho da companhia.

Marketing Rural
Fonte Compre Rural

O que é Marketing Rural?

Marketing Rural é uma estratégia geral que envolve um conjunto de processos e ações utilizados para identificar necessidades de mercado, criar soluções, evidenciar, divulgar e gerar valor em produtos e serviços agropecuários em toda a cadeia do agronegócio desde o produtor até o consumidor final. Muitas atividades podem ser listadas neste processo como: Planejamento de produção, tecnologia, cultivo, colheita, armazenamento, transporte, processamento, embalagem, distribuição, branding, comunicação, propaganda, publicidade, comercialização, entrega e relacionamento com o cliente.

O Marketing Rural são todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários que atuam no Setor.

No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural – a ABMR, que vem realizando um bom trabalho no sentido de agregar a massa crítica e realizar pesquisas de interesse das organizações que atuam na area do agronegócio. Nota-se, porém, um grande avanço na Web, com o surgimento de inúmeros portais e de serviços de noticias, o que deixa entrever um futuro promissor para o Marketing Rural no Brasil.

Exemplo de Marketing Rural

A carne, agora, leva a raça no sobrenome. A compra pode passar por boutiques. Independente da forma como chamamos esse nicho de mercado, o fato é que apesar da crise o continuamos em franca expansão da produção. A carne brasileira é uma das preferidas, isso é fruto de um trabalho árduo de transformar uma carne que até então era commodity em algo de qualidade e com valor agregado. E se a compra de carne até pouco tempo significava ir a um açougue ou supermercado com carnes penduradas em ganchos, hoje ela ganhou outro patamar. As casas mais sofisticadas levam o nome de “boutiques” ou “açougues gourmet”, onde as carnes são limpas, cortadas e embaladas à vácuo, para manter por mais tempo o frescor.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

É diferente…@neloredogolias

Uma publicação compartilhada por Roberto Barcellos (@rrbarcellos) em

Qual a importância do marketing no agronegócio?

Quando se faz um marketing rural de qualidade normalmente você gerará interação com o público-alvo, melhorará o relacionamento com o cliente, o posicionamento da marketing e em consequência aumentará suas vendas. O relacionamento com o cliente consiste não apenas em divulgar a marca, mas mostrar ao cliente quais são as vantagens que ele adquire ao optar por um produto da empresa, ser visto é essencial para manter um crescimento das vendas em um período economicamente instável.

A atuação com marketing, seja digital ou tradicional, está diretamente relacionada com a capacidade de aumentar as vendas.

Essa alta capacidade de atração de clientes é possível por meio de um posicionamento da marca no mercado, com a ajuda de estratégias de marketing e de branding. Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influencia as pautas da mídia, os formadores de opinião da área e outras referências do público.

Marketing offline ou online?

Hoje em dia existe uma demanda muito grande de empresas que fazem anúncios através de plataformas digitais, principalmente em redes sociais, as vantagens são inúmeras, entre elas estão:

  • Mensuração de resultados;
  • Segmentação do público-alvo;
  • Presença nas redes sociais.

Atualmente, entre os produtores rurais, 39% têm acesso à internet e, destes, 93% estão no Facebook, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.

Marketing Rural combate fake news

A divulgação de notícias falsas no agronegócio é grave, porque há um descrédito geral no potencial de ajuda e de desenvolvimento que o setor traz para a população. O Agronegócio é um dos mais sofridos com as “fake news”. Diariamente, são divulgadas informações sem base técnica, ampliando ainda mais as dificuldades para o seu desenvolvimento. O marketing rural, com ajuda de dados concisos de entidades com muita representatividade dentro da sociedade ajudam a combater as mentiras que são geradas diariamente dentro do setor.

Como iniciar uma estratégia de marketing digital para o agronegócio?

Existem várias formas de se iniciar um marketing rural, sendo sua atividade agrícola ou pecuária, as redes sociais são hoje uma grande ferramenta para divulgar os resultados e dia-a-dia da sua propriedade, tendo isso em mente procure estar em pelo menos uma rede social, o Instagram é a que tem mais engajamento atualmente, o Facebook tem perdido espaço devido à recentes alterações em sua forma de exibir o conteúdo.

Entretanto não se pode imaginar o posicionamento da sua empresa rural somente em redes sociais, pois são como casas alugadas, não é você que define as regras, controla as informações por isso que é extremamente necessário que se tenha um site, onde todas as informações são demandadas exclusivamente por você, assim será “dono” dos leads que gera, das conversas que têm com seus prospects, você controla a entrega do seu conteúdo.

Com essas ferramentas é possível agregar valor e evidenciar qualidades que o diferencie dos demais na sua atividade, puro marketing rural. Preocupe-se em gerar conteúdo de qualidade em seu site, um artigo lido gratuitamente na internet pode ser incomparavelmente mais valioso do que um livro que foi comprado na loja. Também existe o valor sentimental que é aquele baseado nas emoções geradas por uma marca, produto ou serviço. Tem gente que só compra trator de uma marca específica porque o pai ou avô utilizavam e isto está enraizado nas suas memórias afetivas de infância.

Marketing Rural do Compre Rural

O Compre Rural, faz um trabalho completo de marketing para várias empresas rurais, desde desenvolvimento de sites, criação de conteúdo e divulgação em redes sociais. Nossa grande vantagem é ser especialista em agronegócio, sabemos diferenciar uma vaca leiteira de uma vaca Nelore e sabemos o que é uma novilha maninha, isso nos ajuda a dar o direcionamento correto as empresas rurais dentro do cenário brasileiro.

Importância das redes sociais

As redes sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. Foram as interações sociais na pré-história que proporcionaram ao ser humano a evolução de sua espécie e, consequentemente, de seu modelo de comunicação. O desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais, ou seja, cada vírgula que sua empresa posta nas redes sociais impacta um número exorbitante de pessoas.

Algumas vantagens e ferramentas das redes sociais

  • Funcionar como um termômetro de como o público em geral enxerga a sua marca e produtos.
  •  Atuar como uma “Central de Atendimento ao Cliente”.
  • Construir uma boa reputação para a sua marca;
  • Pode gerar tráfego de qualidade;
  • Construção de autoridade;
  • Facilidade de interação com o público;
  • Engajamento do público-alvo;
  • Disseminação de conteúdo;
  • Vinculação de anúncios.

Como medir o resultado de campanhas nas redes sociais?

A maior vantagem do marketing digital, ou internet marketing, é o poder de mensuração de campanhas e análise de ROI (retorno sobre o investimento). Também é possível medir a quantidade de geração de leads e conversões (pedidos de orçamento, download de aplicativos, assinatura de newsletter, venda de produtos etc.), rentabilidade e lucro. Portanto, o melhor caminho a se seguir ao investir em campanhas de marketing na internet, seja você pequeno, médio um grande produtor rural é começar pelo básico e ir avançando conforme o tamanho, orçamento e demanda.

Conclusão

O futuro do marketing rural no Brasil é muito promissor, com a demanda cada vez mais presente da web em vários setores, o agronegócio também decola nessa linha de avanços e tecnologia.

Dúvidas?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.