Marketing Rural: O que é e como usá-lo na produção animal?

Marketing Rural: O que é e como usá-lo na produção animal?

PARTILHAR
Compre Rural

Você sabe o que é o Marketing Rural e de que forma ele pode ajudar a decolar o seu negócio? Continue conosco e entenda!

O agronegócio brasileiro é forte e pujante, e todas as áreas do setor têm se inovado constantemente nas ultimas décadas em busca de produtividade, qualidade dos produtos e adequação às exigências do mercado. Aliar-se à tecnologia, contudo, não deve ser uma estratégia do portão da fazenda para dentro apenas. O Marketing Rural ganha espaço na vida dos produtores, dando novos rumos ao negócio.

O número de brasileiros que está conectado à internet cresce cada vez mais. Quase 70% da população têm acesso à rede — nas regiões urbanas, essa conexão é maior do que a média (74%), mas o que chama a atenção é que metade da zona rural está conectada, pela primeira vez na história.

Esses dados demonstram a necessidade de o agronegócio marcar presença na internet e consolidar a importante participação dos produtores rurais na economia nacional, independentemente do tamanho da sua empresa.

Mas você sabe o que é o Marketing Rural e de que forma ele pode ajudar a decolar o seu negócio? Continue conosco e entenda!

O que é o Marketing Rural?

O Marketing Rural pode ser definido como o conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de evidenciar, divulgar e comercializar os produtos e os serviços entre e para todos os envolvidos na cadeia de valor do agronegócio — do produtor até o consumidor. Além disso, as estratégias visam a fixar uma imagem positiva das empresas do setor.

O produtor rural já não é mais o mesmo de antigamente. A tecnologia já faz parte da rotina das propriedades, a exemplo da Produção animal 4.0 — aumentando a eficiência e a produtividade do sistema — e o novo homem do campo percebeu que a internet oferece boas oportunidades de ganhar dinheiro, ampliar mercados e colher informações valiosas.

Diante do cenário competitivo atual, que exige mais agilidade e precisão nas tomadas de decisões, a conectividade é uma excelente ferramenta para encontrar parceiros e estabelecer novos negócios, além de acompanhar cotações, condições climáticas e notícias sobre o meio agro. Sabe o que isso significa? Que quem investe em comunicação, disponibilizando informações, se destaca e se consolida no setor.

Tendo em vista a expressiva participação do agronegócio no PIB nacional — que cresceu mais que o conjunto da economia em 2019 — e as importantes ligações comerciais com o exterior, é imprescindível investirmos em meios para entender melhor os mercados consumidores, bem como para que eles compreendam melhor o nosso mundo.

Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário, impulsionando o Marketing Rural e servindo como um elo entre mídia, consumidores e produtores de todos os ramos agropecuários.

A ABMRA tem sido bem-sucedida em agregar a massa crítica, assim como realizar pesquisas sobre os hábitos dos produtores e demais áreas de interesse das organizações que atuam no setor.

Por que investir no Marketing Rural?

Assim como o produtor rural mudou, o consumidor também não é mais o mesmo. Hoje as pessoas procuram informações concretas acerca dos produtos que consomem e como esse item foi produzido, bem como quais são os valores da empresa que o produziu. E não estamos falando apenas do consumidor final, e sim de todos os envolvidos na cadeia, como fornecedores e parceiros.

O crescimento constante do setor agropecuário evidencia, também, a intensidade da concorrência. Nesse contexto, para buscar diferenciais competitivos, é essencial que as estratégias de marketing estejam dentro dos planejamentos da gestão rural. E essas estratégias precisam abranger o mix de canais de comunicação que não sejam apenas as convencionais (como publicidade passiva na mídia especializada).

Ao fazer um Marketing Rural de qualidade, você ganha diversos benefícios, tais como os seguintes.

Maior interação com o seu público-alvo

Interagir com seu público-alvo permite estabelecer um canal de comunicação para você saber o que ele espera de você. Conversar com o seu público faz com que ele se lembre da sua marca na hora da compra.

Melhor relacionamento com o cliente

Relacionar-se com o cliente não significa apenas divulgar seus produtos e sua marca, mas sim demonstrar a ele todas as vantagens que obtém ao adquirir um item da sua empresa.

Melhor relacionamento com stakeholders

Os stakeholders são o seu grupo de interesse, ou seja, seu público, seu consumidor, mas também seus potenciais investidores. São exemplos de stakeholders:

  • gestores da empresa;
  • funcionários;
  • fornecedores;
  • clientes;
  • sindicatos;
  • comunidade.

Maior posicionamento da marca

Marcar presença nas mídias digitais pode consolidar a sua empresa como uma referência de qualidade no seu setor. Você passa a influenciar as pautas da mídia, os outros veículos que são referência para o público e, também, os formadores de opinião da área.

Aumento das vendas

Se você não é visto, não é lembrado. Todas as ações de marketing estão diretamente relacionadas com a capacidade de aumentar as vendas. Isso possibilita que sua empresa mantenha um crescimento satisfatório mesmo em períodos economicamente instáveis.

Como usar o Marketing Rural em sua produção?

Existem diversas maneiras de usar o Marketing Rural em sua produção. Grandes empresas promovem muitas ações e atividades para diferentes públicos, por meio de campanhas publicitárias, feiras, exposições, eventos e dias de campo, além de trabalhos de assistência e comunicação com os produtores rurais.

Contudo, investir em marketing digital se torna indispensável diante do cenário tecnológico e conectado de hoje. Você deve estar onde o seu público está e, como mencionamos no início do artigo, tanto a população rural quanto a urbana estão na internet e usam-na como principal fonte de informações. Além do público em geral, empresários rurais de todos os portes se encontram por lá também.

Por isso, pense seriamente em criar um site, em construir a sua persona (o perfil do seu público-alvo) e em produzir conteúdo relevante para essa persona, nos canais de comunicação em que ela está (redes sociais, aplicativos de mensagens, blog posts etc.). Com o tempo, a sua marca ganhará visibilidade e se consolidará no ramo em que atua.

O agronegócio precisa se reinventar de tempos em tempos, para se adequar às exigências do mercado e às condições que ele cria. Diante da importância do setor como carro-chefe da economia nacional, é crucial que os produtores se insiram na nova era da comunicação e invistam em Marketing Rural. A internet é, hoje, o canal para as oportunidades de negócio e a concretização de vendas.

Fonte: Vaccinar Nutrição Animal

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com