PARTILHAR

Cardenal, famoso touro da raça Red Angus pertencente ao Frigorífico Modelo, já era grande campeão na Expo Prado e na Secretaria Mundial de Angus.

O Red Angus chamado Cardinal é o melhor touro de Aberdeen Angus do mundo. O touro, criado pela cabanha do Frigorífico Modelo, da família Fernández, foi coroado na competição Angus Breeder 2019. O animal tem uma trajetória marcante, já que ele foi Grande Campeão no Secretariado Mundial de Angus 2019, além de ter triunfado na Expo Peach e Expo Prado em 2018, ganhando um passaporte para representar o Uruguai internacionalmente, ganhando o primeiro prêmio mais alto da América do Sul e agora se tornando o melhor do mundo.

Todos os animais que vencem algum julgamento técnico em seu país podem participar. E no caso do Uruguai, Cardenal foi o grande campeão entre os machos na Prado Expo, a mais importante exposição de gado do país, é quem tem o direito de participar. Nesse caso, o Cardenal o recebeu por sua participação no Secretariado Mundial de Angus, realizado este ano no Centro de Convenções de Punta del Este, em Maldonado.

“O Cardenal é um animal diferente, um daqueles que nasce uma vez só em cada cabanha. Quando menino, ele nos impressionou porque era um animal diferente dos demais ”, disse ao jornal Rodrigo Fernández, gerente da Cabanha.

Os números do animal são impressionantes, super musculoso e de suaves movimentos. Área de olho de lombo de 137 cm, 1.43 cm de altura, 1100 kg e 43 cm de CE.

“Isso é algo novo, nunca havíamos conseguido. Temos muita confiança no touro, mas a competição é difícil porque touros argentinos normalmente conquistam essa competição. Ele competiu com outro grande touro, um canadense, que ficou em segundo lugar ”, disse seu proprietário.

De qualquer forma, Fernández enfatizou que “o mais importante” é que em um país tão pequeno quanto o Uruguai esses resultados são alcançados contra potências como o Canadá ou a Argentina, países que têm muito mais vacas e mais investimentos na raça.

“Chegar ao primeiro nível mundial fala não apenas de ter muitos animais, mas a genética está se profissionalizando e apostando em animais superiores cada vez mais. Com o garoto do interior, a verdade é que isso importa muito ”, afirmou.

“O prêmio é uma motivação para continuar trabalhando e apostando em genética. No Uruguai, recebemos duras críticas, isso prova que nem sempre o que vem de fora é melhor. Estamos convencidos de que o Uruguai tem animais de grande porte que estão ao nível de qualquer um dos touros mais promovidos do mundo. Usamos muita genética uruguaia de outras cabanhas ”, concluiu Fernandez.

Fonte: El Observador

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.