Morre o maior nome da IATF no Brasil, uma tristeza!

Morre o maior nome da IATF no Brasil, uma tristeza!

PARTILHAR

Morre Luiz Deragon, um dos precursores da inseminação artificial no Brasil; O médico veterinário uruguaio, que adotou o Brasil como casa, atuou por 35 anos no setor.

Nascido no Uruguai, mas há mais de 35 anos ligado ao desenvolvimento da inseminação artificial no Brasil, faleceu a 3 de junho, em Uberaba, MG, o médico veterinário e especialista em reprodução animal Luiz Alfredo Garcia Deragon, diretor técnico da Alta Brasil. Estava com 66 anos e se tratava de câncer.

“Sua perda é imensurável, o sentimento neste momento é de profunda tristeza. Deragon era um grande amigo que deixará muita saudade. Mas, sabemos que seus ensinamentos criaram raízes em todos que o conheceram, e o que ficará é seu legado. Que Deus conforte o coração da família, amigos e de todos os colaboradores da Alta, que nesse momento também perdem um grande companheiro”, declarou o Diretor da Alta Brasil, Heverardo Carvalho.

Deragon, que também tinha mestrado em Sanidade Animal, foi um dos precursores da inseminação artificial no país. Sua atuação começou em 1985 na Fundação Bradesco Pecplan. Em 1990, participou da criação da Nova Índia Genética, em Uberaba, e desde 2005 estava na Alta, onde ajudou a construir a planta e toda a estrutura da empresa.

Com o título “Pecuária em Luto”, a Asbia – Associação Brasileira das Empresas de Inseminação Artificial divulgou nota lamentando a perda. “Médico veterinário e pesquisador com mais de 40 anos de dedicação à pecuária, Luiz Alfredo Garcia Deragon será sempre lembrado pela grande contribuição à história do melhoramento genético no Brasil e no mundo. Nossa eterna gratidão”, declara a Asbia.

O Grupo CRVLagoa também prestou sua homenagem, destacando que “Luiz Alfredo Garcia Deragon, andrologista de renome internacional, deixou seu legado e contribuiu muito para a evolução dos processos de qualidade na produção de sêmen no Brasil.”

Com profundo pesar, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), sua presidência, diretoria e colaboradores, recebe a notícia do falecimento de Luiz Alfredo Garcia Deragon.

Médico veterinário da Alta Genetics Brasil, Deragon também fazia parte do Grupo de Trabalho da ANCP, sempre um entusiasta da bovinocultura, do melhoramento genético e da ciência.

A ANCP se solidariza com a família neste momento de dor e registra suas mais sinceras condolências.

O corpo está sendo velado na Avenida Edilson Lamartine Mendes, 137, Uberaba (MG), até às 14h. Em seguida, seguirá para Uberlândia (MG), onde será cremado.

Fonte: Portal DBO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com