Morre touro Girolando referência do leite brasileiro

Morre touro Girolando referência do leite brasileiro

PARTILHAR
Morre touro girolando Imperador Baxter, referência da pecuária leiteira
Foto: Alta Genetics

Animal é recordista da raça Girolando na comercialização de sêmen, no total são mais de 120 mil doses; Imperador Baxter Volta Fria é referência da pecuária leiteira

Segundo informações da central de inseminação Alta Genetics, foi confirmada esta semana, a morte do reprodutor da raça Girolando, Imperador Baxter Volta Fria, touro era filho do Alta Baxter em Filipeta Cenoura Bazuah Volta Fria. Animal era contratado pela Alta Genetics, tem mais de 120 mil doses de sêmen comercializadas durante sua vida produtiva, o animal foi condecorado Líder de Sumário de Progênie e duas vezes Grande Campeão Nacional.

Para o criador, Filipe Alves Gomes da Fazenda Aliança Volta Fria, Imperador Baxter Volta Fria foi o reprodutor que mais contribuiu para a modernização da raça Girolando. “Com vários títulos pelas pistas do Brasil como indivíduo mas sobretudo com suas filhas. É possível constatar, através de controles leiteiros oficiais, a produção excepcional de suas filhas espalhadas por todo o país, com sistemas mamários modernos, longevas e de muita saúde.”

A Fazenda trabalha com o melhoramento genético da raça Girolando há quase 30 anos, eles estão na Zona da Mata, nos municípios de Eugenópolis (MG) e Raposo-Itaperuna (RJ).

Imperador foi grande campeão nacional em 2013 na Megaleite. Seu Pai é um dos Líderes de Venda da Alta por todo o mundo, BAXTER que traz filhas com úberes extraordinários e muita força de estrutura corporal. Mãe Filipeta Cenoura Bazuan Volta Fria 1/4, matriz que se destaca entre as fêmeas 1/4, chamando atenção pelo refinamento leiteiro e qualidade de úbere. Em sua primeira lactação produziu 7.714,10 Kg. É filha da lendária Cenoura Marcovich.

Um dos grandes diferenciais do animal também era possuir, além dos resultados expressivos na produção de filhas extremamente leiteiras, o gene a2a2 bèta caseína. Essa proteína no leite A2 (muito provavelmente) faz com que o leite seja mais digerível do que o leite A1A1. O leite A2 é um produto cada vez mais conhecido e mais usado.

Sua composição racial era 5/8 HOL + 3/8 GIR

Imperador Baxter Volta Fria (1459)
Foto: Divulgação

“A contribuição do Imperador Baxter foi espetacular. Um touro que mudou o rumo da raça Girolando, na qual pudemos aliar a conformação perfeita com a produção excepcional. Consagração, segurança e muito leite fazem parte da genética desse reprodutor, que foi líder de PISTA, de sumário e vendas. Obrigado, Imperador Baxter”, comenta Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite Nacional, da Alta Genetics, que comercializa o sêmen do animal

Imperador foi líder de vendas em touros jovens da Alta, tinha pedigree TOP para leite, sólidos, vida produtiva e composto de úbere. Filhas produtivas com lactações médias acima de 25kg/dia e também bicampeão do grande nacional da raça Girolando. Ainda é possível adquirir sua genética através da Alta.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.