Mosca-do-estábulo continua causando prejuízos

Grande problema enfrentado por produtores rurais no interior de São Paulo, a mosca-do-estábulos ou mosca da vinhaça está causando prejuízos na cidade de Sud Mennucci.

A cidade que tem menos que 10 mil habitantes e vive basicamente da agricultura e pecuária tem enfrentado esse problema que assola vários municípios na região noroeste do estado. A denúncia foi feita por Marcio Rocha que é vice presidente da Associação de Produtores rurais da cidade.

O problema não é novo, o Ministério Público , produtores, donos de usinas já discutiram por várias vezes o problema e parece que não é encontrada uma solução. O problema causou diversos prejuízos para pecuaristas por causa do inseto, a mosca do estábulo ataca os animais, como o gado e cachorros, e causam feridas. Com isso, o gado fica estressado, perde peso e acaba morrendo.

Marcio ainda comenta que já foram feitas reuniões com autoridades locais juntamente coma a usina, responsável por liberar a vinhaça nas roças de cana-de-açucar e ficou de implementar algumas ações para que a vinhaça não fique exposta de maneira que as moscas possam se proliferar. Uma das soluções apresentadas foi aplicar cal líquido, armadilha e venenos que possam matar a mosca.

Situação é calamitosa pois vários pecuaristas já perderam animais

Resistência à inseticidas

Pesquisadores da Embrapa em Campo Grande (MS) detectaram a ocorrência de resistência da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) à cipermetrina, inseticida do grupo dos piretroides. Produtos comerciais com este e outros acaricidas e inseticidas têm ampla ação e são utilizados em propriedades rurais no controle de ectoparasitos do gado, como a mosca-dos-chifres e carrapatos. A resistência foi detectada após a realização de experimentos em 2016 envolvendo populações de cinco municípios de Mato Grosso do Sul. Os pesquisadores advertem que produtos comerciais com o princípio ativo têm demonstrado eficácia reduzida em surtos do inseto.

Conversamos com o Médico Veterinário Cláudio Camacho Pereira Menezes da CATI Regional de Fernandópolis que nos deu toda a explicação necessária sobre o assunto, confira:

Confira algumas fotos do problema em Sud Menucci

Moscas dos estábulos
Foto: Marcio Rocha
Moscas dos estábulos
Foto: Marcio Rocha
Moscas dos estábulos
Foto: Marcio Rocha

A quantidade de moscas nos animais é incrível, o anima

Moscas dos estábulos
Foto: Marcio Rocha

Áreas que a vinhaça se acumula

Moscas dos estábulos
Foto: Marcio Rocha
Moscas dos estábulos
Foto: Marcio Rocha
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM