Negrão tem confinamento gigante com 46.000 animais

PARTILHAR
Foto: @fazenda_conforto

Um dos maiores confinamentos de gado de corte do Brasil, a Fazenda Conforto, em Nova Crixás é de propriedade do empresário Xandy Negrão, saiba mais sobre este bem-sucedido projeto!

Localizada em Nova Crixás/GO a Fazenda Conforto é considerada um dos maiores confinamentos de gado de corte do Brasil e é famosa no meio agropecuário devido a uma história de sucesso que não apenas se mantém há anos, como alcança novos e maiores resultados constantemente, por meio de investimentos em inovação, tecnologia e processos de primeira qualidade.

A Fazenda Conforto abateu mais de 1 milhão de bois em 14 anos de operação. Em outras palavras, ela produziu carne suficiente para alimentar 6,5 milhões de pessoas durante 1 ano! Comendo carne todo dia!!!

Com uma área de 12.042 hectares, a Fazenda Conforto, conta com 1.483 hectares de área irrigada – equivalente aos 12 pivôs -, 4.430 hectares de área modulada, um confinamento com capacidade estática de 46.000 animais além de manter preservada seus 2.408 hectares de Reserva Legal. Números impressionantes!

A área de pastagem intensiva ultrapassa 6.000 hectares, os índices produtivos também são bastante expressivos: mais de 90 mil cabeças terminadas em confinamento e produtividade de aproximadamente 100@/ha/ano.

Nasceu em 1996 com atividades de recria e engorda de bois. Na busca por uma alta performance no negócio, no ano de 2006, com o crescimento da demanda, teve início o sistema de confinamento da Fazenda Conforto.

O novo sistema aumentou a produtividade da empresa, que estabeleceu uma relação comercial de integração sustentável entre indústria, confinamento e parceiros. Com o foco na gestão, foram realizados investimos constante em tecnologias avançadas, que trazem desenvolvimento e crescimento para a Fazenda Conforto.

Hoje são referência na gestão do agronegócio brasileiro. Recebemos a premiação de maior confinamento do Brasil pela Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) em 2011. Nosso crescimento e reconhecimentos são resultados de um trabalho transparente, que respeita o meio ambiente, colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.

A fazenda possui no total, mais de 70 mil cabeças de gado, contando com a recria. A fazenda possui um sistema de recria e engorda, quase que como em um “berçário”, a bezerrada chega da desmama e vai direto para as áreas de pastagens de qualidade da fazenda.

“Somos uma fábrica de fazer carne que trabalha 365 dias por ano”, diz o produtor Alexandre Funari Negrão, 63 anos, empresário que já foi o dono do laboratório farmacêutico Medley, vendido para a Sanofi por R$ 1,5 bilhão, em 2009.

Rastreabilidade

A Fazenda Conforto possui certificação do Governo Brasileiro para exportar carne para a União Européia, graças a excelência alcançada em todos os requisitos do SISBOV (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos).

A rastreabilidade faz parte do dia-a-dia da Fazenda, começando desde a compra do bezerro, que só é realizada junto a áreas habilitadas pelo Governo Federal para exportação, até a entrega ao frigorífico, que é acompanhada de perto por profissionais da própria Fazenda Conforto.

Preservação Ambiental

A fim de trazer a sustentabilidade para “dentro da porteira”, a Fazenda Conforto pratica algumas ações que contribuem para a diminuição dos efeitos nocivos da atividade pecuária para o meio ambiente.

  • Bebedouros artificiais que protegem os mananciais do assoreamento dos córregos;
  • Reservas cercadas para proteger a flora e a fauna do cerrado brasileiro;
  • Água para irrigação proveniente de represas artificiais regulamentadas pela Agência Ambiental do Governo do Estado de Goiás;
  • Controle e tratamento de efluentes do confinamento licenciado pela Agência Ambiental;
  • Produção de adubos orgânicos aproveitando os dejetos do confinamento.

Além disso, possui um ciclo fechado quando o assunto é preservação do meio ambiente e produção sustentável. Todo o esterco produzido no confinamento, cerca de 42 mil toneladas, são retirados e no pátio da fazenda são mineralizados e utilizados para adubação das lavouras de milho.

Toda a produção de volumoso é então utilizada como silagem para a dieta dos animais que estão no confinamento. Dessa maneira, a fazenda utilizou o que seria um “problema” para obter a solução de uma lavoura mais forte e produtiva.

Conheça a estrutura da Fazenda Conforto:

Atualmente, Negrão toca uma das maiores fazendas de confinamento de gado do país, em Goiás, e uma fábrica de pás para energia eólica no Ceará, a Aeris Energy.

O Brasil ocupa posição de destaque no mercado global quando o assunto é produção, consumo e exportação de itens agropecuários. Não seria diferente quando se trata do principal produto do setor, a carne bovina. O país possui o maior rebanho comercial do mundo e é líder em volume total de carne bovina exportada.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com