Nova Saveiro com novo motor chegou, veja o vídeo

PARTILHAR
(Kleber Silva/K Design AG)

A nova Saveiro foi vista na rua e já fazem testes finais da picape com o motor 1.6 MSI, com câmbio manual ou automático. Entenda o que muda e projeções!

A Volkswagen Saveiro passará por mudanças pequenas, mas importantes na linha 2023, a fim de sobreviver por mais alguns anos no mercado brasileiro. Afinal, será só entre 2024 e 26 que a picape compacta derivada do Gol ganhará uma nova geração no país, dentro de um plano de investimentos de R$ 7 bilhões.

Enquanto o projeto VW247, revelado em primeira mão pela Mobiauto em julho do ano passado, e que gerará a sucessora do utilitário, vem sendo tirado da gaveta e desenvolvido pela fabricante, será preciso manter a Saveiro atual o mais atualizada possível, com novos equipamentos e motorização adaptada ao exigente Proconve L7.

Há seis meses, avisamos que a Saveiro ganharia um tapinha no visual e na lista de itens de série, além de adotar o motor 1.6 MSI EA211 16V em toda a gama, substituindo o veterano 1.6 EA111 8V nas versões mais básicas. 

Agora, o repórter da Mobiauto Renan Bandeira flagrou protótipos da picapinha renovada em testes perto da fábrica da marca em Taubaté (SP). Vale observar, porém, que sua produção acontece não lá, mas sim em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Os protótipos carregavam o visual da versão de topo, Cross, sem nenhum tipo de camuflagem ou alteração visual. Segundo nossas apurações, todas as versões devem adotar um estilo mais padronizado, robusto e aventureiro, similar justamente ao dessa configuração. Em especial, porque o motor MSI demanda tomadas de ar maiores para melhorar a refrigeração.

Ainda há chances, inclusive, de a Saveiro 2023 trazer novidades estéticas em componentes como divisórias das entradas de ar frontais, para-choques e inclusão de LEDs nos conjuntos de iluminação dianteiro e traseiro (faróis e lanternas).

Inicialmente, a opção Cross deixaria a gama, sendo substituída por uma nova versão de topo chamada Highline. Entretanto, informações mais recentes apontam que a opção aventureira pode ser mantida junto das versões Robust, Trendline e Highline.

Ficha técnica

Os motores atuais são as versões 1.6 EA111 e EA211. Contam com quatro cilindros em linha. Respectivamente, são oito e 16 válvulas. Injeção de combustível eletrônica multiponto. Tração 4×2 em todas as versões, garantindo o jeitão carregador de peso.

E tem mais itens atuais que podem ou não voltar na ficha técnica da nova Saveiro 2023. Hoje, a transmissão é a manual de cinco velocidades. Mas podemos imaginar uma nova modalidade de transmissão para o futuro próximo. Os freios são oferecidos em disco ventilado e a disco.

A Saveiro 2023 continuará sendo vendida nas variantes cabine simples (dois passageiros) e cabine dupla (cinco lugares), sempre com duas portas. Ou seja, ainda não será desta vez que ela terá portas traseiras para encarar de fato a Fiat Strada.

O motor, como dissemos, será sempre o 1.6 16V MSI flex, naturalmente aspirado, de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm (G/E). Tanto ele quanto os sistemas de alimentação e escape vêm sendo adaptados à sétima faze do Proconve (daí a existência de protótipos em teste), o que significa que podemos ter pequenas alterações nos dados de potência e torque.

Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto

A grande surpresa é que a VW estuda utilizá-lo não apenas com o já conhecido câmbio manual de cinco marchas de fabricação própria, mas também com a caixa automática de seis velocidades da Aisin, em versões de topo que viriam para brigar com as recém-lançadas Fiat Strada Volcano e Ranch 1.3 CVT.

Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto

Na parte de equipamentos, a Saveiro 2023 deve receber novos itens de série, incluindo uma central multimídia atualizada com Android Auto e Apple CarPlay (ainda não está certo se será a VW Play). Inicialmente, sua chegada estava prevista para o começo do segundo trimestre.

Com a decisão do governo de permitir que veículos produzidos até o fim do ano passado, sob as regras do Proconve L6, mas que seguem inacabados nos pátios das fabricantes devido à falta de matérias-primas, tenham sua montagem finalizada até março, com faturamento até junho, é possível que o lançamento fique para a segunda metade do ano.

Compre Rural com informações do MobiAuto e Motor1

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.