Pecuária leiteira perde grande raçador e campeão de vendas

PARTILHAR
touro gir leiteiro picasso fiv 2b - cabeca
Foto: Reprodução

Touro Gir Leiteiro era filho do grande Jaguar TE do Gavião, pai de inúmeras recordistas de produção, sua mãe também era doadora de destaque

Nesta última sexta-feira (23), a central de inseminação CRV Lagoa comunicou o falecimento do touro da raça Gir Leiteiro Picasso FIV 2B. Em comunicado emitido através das suas redes sociais, a empresa admite o pesar da morte do animal e enaltece a sua contribuição com a raça e pecuária leiteira brasileira.

“É com pesar que anunciamos a morte do touro Picasso FIV 2B. Picasso FIV 2B, um touro provado, grande raçador da raça e campeão de vendas. A equipe da CRV gostaria de agradecer ao seu proprietário e criador pela importância e trajetória desse campeão!” – comunicado da CRV Lagoa.

touro gir leiteiro picasso fiv 2b
Foto: CRV Lagoa

Picasso FIV 2B nasceu em 10/08/2010, filho do grande Jaguar TE do Gavião, pai de inúmeras recordistas de produção, sua mãe [Dina Radar TE CAL] é doadora de destaque com 7.264 kg em sua 1ª lactação oficial. Picasso era provado pela Embrapa e ABCGIL com habilidade prevista de transmissão leiteira o PTA de 711 kg com 88% de confiabilidade com 10 filhas Gir e 7 mestiças avaliadas em 7 fazendas, é genotipado A2A2 para beta-caseína.. Suas filhas apresentam muita qualidade de sistema mamário (longevos). Animal também era portador do gene parar produção de leite a2a2.

Neto do grande RADAR, o touro que viveu somente 12 anos tinha expressivo fenótipo e pedigree consistente, é homozigoto BB para Beta-lactoglobulina. Era um animal de pelagem Clara excelente opção para produção de vacas Girolando Moura, bem estruturado, aprumos corretos, boa caracterização racial, excelente abertura entre peito, costelas bem separadas, com ótima capacidade respiratória digestiva, linha de dorso e garupa bem equilibrado, sistema reprodutor um pouco comprido, e pesou 673 kg aos 3 anos.

Produzia filhas de excelente estrutura corporal, força em forma leiteira evidente, com excelente sistema mamário, produtivas e bem caracterizadas. O seu pedigree reúne animais das fazendas: Calciolândia, Poções, Gavião e extinta Santa Cruz.

A genética do reprodutor ainda está disponível através do site da CRV Lagoa, e a dose de sêmen convencional é possível adquirir por apenas R$ 28,10 e o sexado de fêmea por R$ 240,50.

fazenda cachoeira 2b
Foto: Agronegócios 2B

Sobre Fazenda Cachoeira 2B

Picasso era de criação e propriedade do José Afonso Bicalho e Adriano Bicalho na centenária Fazenda Cachoeira 2B no município de Ferros (MG). A seleção 2B começou em 1995, com o presente de um amigo, um tourinho Gir Leiteiro. Para conhecer sobre a raça, seu manejo, suas qualidades e seus defeitos, resolveu adquirir alguns lotes de fêmeas de menor valor genético. Inicialmente, adquiriu 20 fêmeas e 2 touros. Após se interessar economicamente pela raça e tendo mais conhecimento, resolveu em 1997 iniciar a formação de seu rebanho Gir Leiteiro, com o propósito de fazer seleção e melhoramento genético.

Adquiriu alguns animais na Fazenda Calciolândia e fechou duas parcerias para produção de embriões através de Transferência de Embriões (técnica pouco difundida e de alto custo na época), uma com o próprio Dr. Gabriel Andrade e outra com o Sr. João Feliciano Ribeiro, da Fazenda São Bento, plantel JFR. Em 1999 fez parceria com o Dr. Carlos Caldeira Brant, que havia assessorado na escolha das doadoras na parceria com a Fazenda Calciolândia.

Destas parcerias nasceram os primeiros animais de alto valor genético do plantel 2B e que se tornaram as primeiras mães do rebanho: DINA, da parceria com a Calciolândia, que já é mãe de dois touros em Teste de Progênie e de várias doadoras modernas do plantel e; FADA, da parceria com Dr. Carlos, mãe e avó de touros em Teste.

Em 2001 comprou um lote de fêmeas da Fazenda Brasília e, desde então, tem feito compras estratégicas de vários criadores, visando formar uma diversificada base genética, representando todas as famílias importantes do Gir Leiteiro.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.